Geral

Câncer de mama é tema de palestra para servidores do Planejamento

20/10/2016
Câncer de mama é tema de palestra para servidores do Planejamento

A conscientização é sempre a melhor ferramenta para evitar futuros problemas. É com esse propósito, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da Superintendência de Valorização de Pessoas, promoveu uma palestra para os servidores da pasta sobre o câncer de mama. A ação, que fez parte das atividades da Semana Interna do Servidor 2016, abordou a questão da conscientização e a relevância da campanha Outubro Rosa.

 

Para a superintendente de Valorização de Pessoas, Cristiane Oliveira, o momento teve como intuito informar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e, principalmente, de mostrar que o Governo se preocupa com a saúde de seus servidores.

 

“É sempre importante levar conhecimento para as pessoas. Apesar de ser um assunto, muito discutido, não custa lembrar, independente do sexo, que o cuidado com a saúde é fundamental para todos. No caso do câncer de mama, por exemplo, o autoconhecimento e a informação são grande aliadas, pois quanto mais precoce a descoberta, mais chances de recuperação e cura”, pontuou a superintendente.

 

Além da relevância social da temática, a escolha do tema da palestra foi motivada pela campanha Outubro Rosa, realizada mundialmente durante o mês de outubro. Em sua fala, a palestrante, Dra. Suzanne Lima, buscou contextualizar a incidência do câncer de mama no Brasil e quais ações estão disponíveis atualmente para ajudar na detecção precoce e prevenção da doença.

 

“De um modo geral, a detecção de qualquer tipo de doença é muito importante. Hoje, o câncer de mama é o de maior incidência e mortalidade entre as mulheres no Brasil e no mundo. Por isso, é necessário que discutamos o assunto cada vez mais. Fiquei surpresa ao perceber que, na Seplag, a participação masculina foi grande. Muita gente não sabe, mas o câncer de mama também acomete os homens, e é importante que eles tenham a informação, não somente para si, mas, também, para levar para suas mães, esposas, filhas e amigos”, ressaltou a palestrante.

 

Saúde

 

O secretário de Planejamento, Christian Teixeira, destacou a política de valorização do servidor público que vem sendo implantada no Governo. Para ele, ações e momentos de orientação são fundamentais para promover, entre outras coisas, um ambiente de trabalho sadio e contextualizado.

 

“O Governo de Alagoas tem se preocupado com a vida de seu servidor. Essa questão de melhorar e cuidar da saúde do colaborador que compõe a administração pública local é uma política preventiva e importantíssima. É preciso que essa preocupação de integrar e valorizar o servidor continue acontecendo cada vez mais. Essa é uma discussão importante, não só para as mulheres, mas para toda a família”, explicou Teixeira.

 

Para a servidora Lílian Darley, além de esclarecedora, a palestra foi muito importante para lembrar aos presentes que a saúde feminina é algo que merece muita atenção. Ela contou que descobriu novas informações sobre prevenção e que, a partir de agora, poderá disseminá-las com maior esclarecimento para os familiares e colegas.

 

“Foi um momento ótimo. A gente sempre acha que sabe de tudo, mas sempre existe alguma informação nova e diferente. Eu, por exemplo, não sabia que há várias formas para identificar o câncer de mama. Sem dúvidas, o momento proposto foi significativo e muito especial”, finalizou a servidora.