Geral

Bairro de São Miguel dos Campos faz planos para 1ª escola da rede estadual

20/10/2016
Bairro de São Miguel dos Campos faz planos para 1ª escola da rede estadual
Weverton Rodrigues destacou a necessidade de uma unidade escolar no Hélio Jatobá.Fotos: José Demétrio

Weverton Rodrigues destacou a necessidade de uma unidade escolar no Hélio Jatobá.Fotos: José Demétrio

A partir de 2017, moradores dos residenciais Hélio Jatobá I, II e III, no município de São Miguel dos Campos, contarão com a primeira escola da rede estadual no bairro, com capacidade para atender cerca de 1.200 alunos, beneficiando centenas de famílias.

Localizada na parte alta da cidade, a escola é uma das cinco novas unidades construídas pelo Governo de Alagoas. As demais estão localizadas nos municípios de Coruripe, Quebrangulo, Murici e a que já foi entregue, em Arapiraca.

Construída com recursos próprios, na ordem de mais de R$ 4,5 milhões, a unidade manterá o mesmo padrão das demais, com uma estrutura de 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática e de química, sala de leitura, salas administrativas, recreio coberto, banheiros, além de quadra poliesportiva, vestiários e campo society.

Para o vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa, as novas unidades trarão benefícios importantes junto aos novos e populosos bairros e corrigirão déficits de oferta educacional nas respectivas comunidades.

“Estas escolas atendem uma demanda reprimida de jovens do interior, que precisam de vagas e de estrutura em escolas de Nível Médio, compatível com uma boa qualidade de ensino. Esta unidade será muito importante para a parte alta da cidade, onde hoje não existe nenhuma escola de nível médio e possui uma população no entorno de mais de 50 mil habitantes”, destacou o secretário.

Novos planos

A possibilidade de contar com uma escola tão próxima de casa tem mexido com moradores da região, despertando até o interesse de voltar à sala de aula.

É o caso de Edson dos Santos Silva. Morador do Hélio Jatobá III, pai de duas crianças, teve que largar os estudos ainda no Ensino Fundamental para trabalhar. Um destes trabalhos, inclusive, foi de ajudante na obra desta escola.

“Aqui antigamente era um brejo e só juntava o que não prestava. Agora vai ter educação para os moradores do Hélio Jatobá. Espero que comece logo. Estou até pensando em voltar a estudar”, confidenciou Edson Silva.

Moradoras do bairro há dois anos, Cláudia Maria de Almeida, mãe de quatro filhos, e Marli Batinga, também comemoram.

“Espero que a escola cresça cada vez mais, que traga melhorias e oportunidades para todos nós. Meus filhos estudam no centro, dependem de transporte. Agora vai ser bom demais”, vibrou Claudia Almeida.

“Ter uma escola perto de casa, onde nossos filhos possam passar o dia, com toda estrutura, vai ser bom mesmo”, completou Marli Batinga.

Outro que destacou os benefícios da nova escola do bairro foi Weverton Silva Rodrigues, estudante do 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Ana Lins, localizada no centro de São Miguel.

“Não tínhamos escola de Ensino Médio lá e será ótimo agora. Já estou terminando e pretendo ficar aqui mesmo, mas vai ser uma grande oportunidade para as novas gerações. Vários amigos e primos estão aguardando essa escola”, disse Weverton Rodrigues.

Novas demandas

De acordo com a gerente da 2ª Gerência Regional de Educação (Gere), Fabiana Silva Rocha, a nova escola era um pedido antigo dos moradores do bairro e faz parte do Plano Intersetorial de São Miguel, realizado em uma parceria entre a Semed daquele município, Seduc e Instituto Inspirare.

“Existia esta procura dos estudantes por uma escola neste bairro e a expectativa da comunidade é grande. A construção foi rápida. Agora estamos realizando uma pesquisa com pais de alunos dos 9º anos para conhecer essa nova demanda e ouvir as expectativas. Esperamos em breve inaugurar esta obra”, declarou Fabiana Rocha.

A gerente informou também que a unidade é uma das candidatas da região à oferta de ensino integral, pela estrutura física favorável, com espaços adequados à modalidade.