Cidades

Assentados de Messias buscam apoio do Estado para dinamizar produção

18/10/2016
Assentados de Messias buscam apoio do Estado para dinamizar produção
Jailson Silva comemora investimento em plantação de alface. Foto: Ascom Desenvolve

Jailson Silva comemora investimento em plantação de alface. Foto: Ascom Desenvolve

A equipe de crédito da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) realizou uma visita técnica ao assentamento Flor do Bosque, no município de Messias, na manhã desta terça-feira (18), para entender quais as principais necessidades dos assentados que plantam hortaliças e frutas e criam animais de pequeno porte.

A ideia é atender, com a liberação de recursos do Estado, via Desenvolve, as lacunas de produção que os impedem de progredir em seus pequenos negócios. São 50 famílias assentadas que ocupam aquelas terras desde 2008. Elas sobrevivem da agricultura e pecuária com muita dificuldade.

Segundo Thiago Pires, gerente de crédito da Desenvolve, essa primeira visita serviu para retratar a realidade financeira deste grupo para posterior avaliação e liberação de recursos dentro das possibilidades de cada um.

“Essas pessoas necessitam do apoio do Estado para tocarem suas produções. Sem esse incentivo tem sido inviável”, declarou Pires.

Os assentados produzem e comercializam tomate, alface, pimentão, abóbora, côco, mamão, laranja e manga. Além disso, eles sobrevivem também da criação de cabras, bodes, galinhas e vacas. Com o aporte do Governo do Estado, eles poderão investir na compra de kits de irrigação, na construção de um aprisco que servirá à criação de ovelhas e reforma no galinheiro.

A linha de financiamento que atenderá a demanda dos assentados será a Força Cooperativa, específica para cooperativas e associações produtivas, com taxa de 1,2%, carência de até seis meses e pagamento em 36 meses. A próxima etapa para a liberação, que é a avaliação do crédito, ocorrerá nos próximos 15 dias.

O agricultor Jailson Silva, conhecido como Careca, disse que esse dinheiro vai melhorar sua produção de alface e ampliar suas possibilidades de comercialização. “Cultivo meus pés de alface com o devido cuidado e pensando em oferecer o melhor produto, sem agrotóxico. Minha intenção é melhorar ainda mais, aumentar a quantidade de pés e conseguir vender mais e viver com dignidade”, mencionou Careca.

Apostando que a liberação vai levar ainda mais dignidade aos assentados, o presidente da Desenvolve, Rafael Brito, pediu celeridade na avaliação do crédito e um trabalho orientado para que esses pequenos produtores façam bom uso do dinheiro e tenham o retorno esperado.

“Com o recurso na medida certa e orientado, eles poderão produzir mais e melhor e, em contrapartida, ainda ajudamos quem mais precisa”, concluiu Brito.