Geral

Temer chega à China em sua 1ª viagem internacional como presidente

02/09/2016
Temer chega à China em sua 1ª viagem internacional como presidente

Um dia depois de ser empossado presidente da República, Michel Temer chegou à China no final da noite desta quinta-feira (sexta, 2, local) para seu primeiro encontro internacional como presidente do Brasil.

Temer desembarcou em Xangai junto com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o ministro de Relações Exteriores, José Serra.

Logo depois da chegada, eles participaram da cerimônia de encerramento de um seminário que reuniu empresários dos dois países.

O principal motivo da viagem de Temer à China é a reunião do G20, grupo que reúne as 20 principais economias do mundo, que vai acontecer entre os dias 4 e 5 de setembro.

Temer aproveitará para se reunir com empresários e com o presidente chinês Xi Jinping, conforme a agenda divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência.

Inicialmente, a viagem do presidente seria somente a Hangzhou, onde ocorrerá a cúpula do G20. Mas pela agenda divulgada pela assessoria, ele terá ao longo dos próximos dias outros compromissos no país asiático.

Nesta sexta, por exemplo, está previsto na agenda de Temer um encontro com o prefeito de Xangai, Yang Xiong, em um hotel na cidade. Em seguida, no mesmo hotel, o presidente e o prefeito participarão de uma cerimônia de assinatura de atos empresariais.

Após o ato, informou a assessoria, Temer participará da cerimônia de encerramento do Seminário Empresarial de Alto Nível Brasil-China, do qual participarão empresários dos dois países interessados em fechar acordos comerciais. Em seguida, o presidente embarcará em direção a Hangzhou.

Xi Jinping
Na cidade, antes mesmo de participar da cúpula do G20, ainda nesta sexta, o presidente se reunirá com o presidente da China, Xi Jinping. O encontro será na Casa de Hóspedes do Lago Oeste.

Para o sábado (3), está prevista na agenda do presidente, em um hotel de Hangzhou, uma reunião com os ministros que compõem a delegação brasileira que participará do G20. À tarde, deve ocorrer um encontro com o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o brasileiro Roberto Azevêdo.

Temer participou de encontro com empresários na China (Foto: Beto Barata/PR)

Temer participou de encontro com empresários na China (Foto: Beto Barata/PR)

G20
A Cúpula de Líderes do G20 terá início no domingo (4). Conforme a Secretaria de Imprensa da Presidência, o encontro terá como um dos temas “centrais” a “promoção do crescimento econômico inclusivo e inovador”.

Além disso, informou a assessoria de Temer, outro objetivo é “consolidar” o apoio do G20 à implementação da Agenda de Desenvolvimento 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual fazem parte as chamadas Metas de Desenvolvimento Sustentável.

“A expectativa é de que os chefes de Estado das principais economias do mundo expressem o compromisso político com medidas de curto prazo e reformas estruturais de médio prazo que facilitem a superação definitiva da crise de 2008”, informou a Presidência.

Segundo o Palácio do Planalto, na cúpula, Temer discutirá com os presidentes dos países, entre outros assuntos, “novos caminhos para o crescimento, governança global econômica e financeira, comércio e investimentos internacionais, bem como outros temas que impactam a economia mundial.”

Pela agenda, Temer chegará às 9h50 (horário local) à Casa de Hóspedes do Lago Oeste, onde receberá os cumprimentos oficiais e posará para uma foto oficial ao lado dos líderes dos países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), com os quais se reunirá às 10h10.

No período da tarde, Temer se dirigirá ao Centro de Exposições de Hangzhou, onde posará para a foto oficial dos líderes do G20, e assitirá, às 15h30, à cerimônia de abertura da cúpula. Em seguida, o presidente participará da Primeira Sessão de Trabalho.

À noite, o presidente da China, Xi Jinping, oferecerá aos líderes do G20 um jantar de boas-vindas, em um hotel em Hangzhou.

Já na segunda (5), está prevista uma entrevista de Temer à imprensa pela manhã, antes de retornar à cúpula do G20 para a segunda, terceira, quarta e quinta Sessões de Trabalho. Em meio ao encontro, o presidente também dedicará parte da agenda a encontros com os primeiros-ministros da Espanha, Mariano Rajoy, e da Itália, Matteo Renzi.

A cerimônia de encerramento da cúpula está prevista para o fim da tarde e Temer deve retornar a Brasília na sequência. Pela previsão do Planalto, o presidente da República desembarcará na capital na terça (6), às 14h. Na quarta (7), Dia da Independência, Temer assistirá ao desfile militar na Esplanada dos Ministérios.