Geral

Sesau promove acolhimento de 37 novos profissionais do Programa Mais Médicos

26/09/2016
Sesau promove acolhimento de 37 novos profissionais do Programa Mais Médicos
Os 37 novos médicos irão se unir aos 174 profissionais já contratados para suprir a falta de médicos no interior do Estado(Foto: Carla Cleto)

Os 37 novos médicos irão se unir aos 174 profissionais já contratados para suprir a falta de médicos no interior do Estado(Foto: Carla Cleto)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) acolheu, nesta segunda-feira (26), os 37 novos profissionais do 12º Ciclo do Programa Mais Médicos e do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab). A ação ocorreu no auditório do Centro Estadual de Referencia em Saúde do Trabalhador (Cerest), no Conjunto Santo Eduardo, em Maceió.

Os novos profissionais do programa irão atuar em 20 municípios alagoanos. Os programas Mais Médicos e o Provab tiveram início em 2013. Segundo a coordenadora estadual, Ivana Pitta, eles têm como meta o fortalecimento da atenção primária, que é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), responsável por resolver cerca de 80% dos problemas de saúde.

De acordo com Ivana Pitta, os dois programas irão atender à carência de médicos nos 20 municípios em que os profissionais irão atuar. “Os 37 médicos irão unir forças com os outros 174 profissionais que já fazem parte dos programas e irão preencher a lacuna da falta de médicos do Sertão até a Zona da Mata do Estado”, salientou.

A coordenadora salientou que o acolhimento feito pela Sesau serviu para que esses novos profissionais saibam a situação que irão encontrar nos municípios para os quais foram designados. “O momento também foi importante para evidenciar quais as responsabilidades dos médicos e das Secretarias Municipais de Saúde”, disse Ivana Pitta.

Expectativa

A nova integrante do Programa Mais Médicos em Alagoas, médica Helena Quintela, falou sobre a oportunidade de trabalhar com a população do município de São Sebastião, na região Agreste de Alagoas. “Antes de entrar para o Mais Médicos passei um ano no Provab em São Sebastião e pretendo continuar aprendendo com os profissionais que trabalham de forma integral na atenção básica, realizando o acompanhamento da própria comunidade local, que gira em torno de 750 famílias”, disse a médica.

Foto: Olival Santos

Provab

O Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab) prevê a especialização em Saúde da Família para os médicos por um período de 12 meses. O curso conta com atividades práticas na atenção básica, sob a supervisão de instituições de ensino superior e acompanhamento dos gestores locais.