Geral

Sesau inicia discussão para ações do Dia da Consciência Negra

06/09/2016
Sesau inicia discussão para ações do Dia da Consciência Negra

A secretária Executiva de Ações de Saúde, Rosemeire Rodrigues, esteve reunida com representantes da Fundação Cultural Palmares e a presidente do Instituto Raízes da África, Arísia Barros. Durante o encontro foram discutidas ações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para o Dia da Consciência Negra, celebrada em 20 de novembro, na Serra da Barriga (União dos Palmares).

 

O evento relembra a morte de Zumbi dos Palmares, que fundou o maior quilombo do Brasil. Além das ações de saúde com a instalação de um Pronto Atendimento (PA), foi discutida a possibilidade da reedição da cartilha destinada à saúde da população negra, com orientações sobre diversas doenças como a anemia falciforme. 

 

A secretária Rosemeire Rodrigues afirmou que a Sesau irá contribuir, colocando para a população alguns serviços da pasta. “Nesse encontro estamos definindo com a Sesau ações que poderão ser desenvolvidas no dia 20 de Novembro, quando a Serra da Barriga, em União dos Palmares, recebe mais de cinco mil pessoas para celebrar a data. E, nessa reunião, queremos integrar a secretaria no processo de construção do 20 de Novembro”, frisou Arísia Barros.

Representando a Fundação Palmares, participaram da reunião nessa segunda-feira (5) Wanderley Lourenço, coordenador do Centro Nacional Informação e Referência da Cultura Negra; Edi de Paula, do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afrobrasileiro; Márcia Uchôa, do Departamento de Fomento e promoção da Cultura Negra, e Carolina Nascimento, do Departamento Afrobrasileiro.