Geral

Reunião é cancelada após presidente filipino chamar Obama de ‘filho da p.’

05/09/2016
Reunião é cancelada após presidente filipino chamar Obama de ‘filho da p.’
Presidente filipino, Rodrigo Duterte, responde a questões dos jornalistas antes de embarcar para o Laos (Foto: Lean Daval Jr/ Reuters)

Presidente filipino, Rodrigo Duterte, responde a questões dos jornalistas antes de embarcar para o Laos (Foto: Lean Daval Jr/ Reuters)

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ofendeu presidente americano, Barack Obama, nesta segunda-feira (5), segundo a France Presse. A declaração foi dada à imprensa antes do filipino, que é conhecido por seu linguajar vulgar, viajar para o Laos onde se encontraria com o americano. No entanto, a reunião foi cancelada.

“Você deve ser respeitoso. Não deve fazer perguntas ou declarações. Filho da p…, vou xingá-lo no fórum”, declarou Duterte. Obama deve questioná-lo sobre a questão dos direitos humanos em um encontro bilateral que acontece durante a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

“Vamos chafurdar na lama como porcos se fizer isso comigo”, acrescentou o filipino.

Um pouco depois das declarações de Duterte, Obama lançou dúvidas sobre se este encontro ocorrerá. Classificando Duterte de “um cara pitoresco”, o presidente americano informou que está em consultas com sua equipe para saber se um eventual encontro seria útil.

“Eu sempre quero ter certeza se vou ter uma reunião que seja realmente produtiva”, afirmou Obama.

2,4 mil mortos
A guerra brutal contra as drogas iniciada por Duterte já custou 2,4 mil vidas, segundo estimativa divulgada pela France Presse. O presidente filipino, que chegou ao poder em maio, prometeu matar dezenas de milhares de criminosos com o objetivo de eliminar as drogas ilegais no país em seis meses.

Recentemente, o chefe de polícia das Filipinas incentivou os dependentes químicos a matar os traficantes de drogas e queimar suas casas. A política desperta a preocupação das Nações Unidas e de organizações de direitos humanos.

Obama, que participa do G20, disse que Washington reconhece que as drogas são um problema significativo para as Filipinas, mas insistiu que isso não impede que se tenha preocupações com a maneira que a nova administração filipinas está lidando com a questão.

Polêmicas
Não é a primeira vez que o Duterte diz palavras de baixo calão sobre um chefe de estado. No discurso de lançamento da campanha no ano passado, chamou o Papa Francisco de “filho da p…” por ter provocado engarrafamentos durante uma visita ao país, que tem 80% dos habitantes católicos.

Ele também provocou uma nova polêmica ao chamar o embaixador dos Estados Unidos de “gay”. O governo americano respondeu convocando o encarregado de negócios filipino em Washington.

Durante a campanha que o levou ao poder, o advogado de 71 anos costumava insultar os seus adversários políticos.