Cidades

Maceió vai ganhar a primeira Maternidade Pública de Risco Habitual Estadual

21/09/2016
Maceió vai ganhar a primeira Maternidade Pública de Risco Habitual Estadual
Maternidade é um sonho para todos os alagoanos.Fotos: Olival Santos

Maternidade é um sonho para todos os alagoanos.Fotos: Olival Santos

Um novo momento foi iniciado na saúde de Alagoas com a assinatura da ordem de serviço para o início da construção da primeira maternidade pública de risco habitual do Estado. O documento foi assinado pelo governador Renan Filho e pela secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, garantindo um melhor serviço as gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A obra da nova unidade de saúde já foi licitada e a construção do prédio está orçada em R$ 24 milhões. A nova maternidade – que será construída ao lado da Maternidade Escola Santa Mônica – terá sete andares e vai assegurar cem novos leitos para as parturientes de risco habitual de Alagoas.

Rozangela Wyszomirska salientou, emocionada, que está vendo se tornar realidade um sonho batalhado durante muito tempo. A gestora da saúde estadual evidenciou que, graças ao empenho do governador Renan Filho, Alagoas vai ganhar a primeira Maternidade de Risco Habitual do Estado.

“Estou à frente deste projeto desde o seu início e ele foi abraçado pelo governador Renan Filho desde antes de assumir o governo, ainda durante o mandato de deputado federal. Para concretizar este sonho, ele destinou parte de uma das suas emendas parlamentares para que Maceió possa ter a primeira maternidade pública de risco habitual”, destacou a secretária.

De acordo com a titular da saúde estadual, a Maternidade de Risco Habitual irá desafogar os atendimentos da Maternidade Escola Santa Mônica, que é destinada para partos de alto risco.

“A Maternidade Escola Santa Mônica é exclusiva para atendimentos de alto risco, mas nunca se negou a receber as gestantes de baixo risco, o que acabava causando a superlotação da unidade. Com a maternidade de risco habitual, iremos ampliar em mais de 100 leitos obstétricos destinados ao SUS, fortalecendo a rede pública de atenção materno infantil”, explicou.

Rozangela Wyszomirska destacou que o local escolhido para construir a maternidade irá concentrar em um mesmo espaço os principais serviços destinados a cuidar das mamães e dos bebês da região metropolitana de Maceió.

“Podemos considerar que futuramente esse espaço será um complexo materno, com a Maternidade Escola Santa Mônica atendendo os casos de alto risco, a Maternidade de Risco Habitual dedicada às mamães que apresentarem uma gestação de baixo risco e a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, que será destinada a acolher as gestantes e seus filhos”, evidenciou.