Geral

Governo presente leva ações de saúde para a cidade de Pilar

20/09/2016
Governo presente leva ações de saúde para a cidade de Pilar
Durante o evento as crianças colocaram em dia seus cartões de vacinação. Olival Santos

Durante o evento as crianças colocaram em dia seus cartões de vacinação. Olival Santos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) levou nesta terça-feira (20) diversas ações de saúde para a população durante o Dia D Governo Presente, desta vez para o município de Pilar. As atividades da Sesau continuam na próxima sexta-feira (23) na cidade de Murici. A população do município foi orientada sobre os riscos da obesidade, que já é considerada caso de saúde pública, e orientações para o controle do mosquito Aedes aegypti, vetor da chikungunya, do zika vírus e da dengue.

Para a assessora técnica da Sesau, Julia Levino, o evento sempre é realizado com o intuito de descentralizar e levar essas ações de saúde para mais perto da população do interior do estado. “As ações de cidadania e promoção da saúde, ofertadas pela Sesau, nesta edição, deve chegar a mais de 200 pessoas, que irão realizar testes de glicemia, aferição de pressão, vacinação, e orientações sobre como as pessoas podem viver de um modo mais saudável”, afirmou a técnica da Sesau.

Roseane Alves de Lima, 47 anos, levou os quatro filhos até o estande da saúde para saber mais sobre como está a situação deles e sua própria saúde. “Eu precisava saber como estavam as minhas taxas de glicemia e a pressão arterial. A equipe da Sesau pediu para eu tomar mais cuidado com a minha pressão arterial que deu 16 por 8, com dicas para uma alimentação mais saudável, mesmo o índice de glicemia estando normal”, disse.

Entre as ações da secretaria, a vacinação recebeu uma atenção especial pela campanha de multivacinação ter iniciado ontem (19), como as doses de Pneumocócica, Pentavalente, Meningocócica, entre outras. “Aproveitei também para vacinar a minha filha, Alicia Alves, que tem 12 anos contra o vírus do HPV, e fui informada pelos profissionais que ela precisa tomar a segunda dose daqui a 6 meses”, completou Roseane Alves.

Quem também se beneficiou com as ações da Sesau foi a jovem de 20 anos, Rafaela da Silva, que aproveitou o momento para realizar os testes rápido para detecção de HIV e Sífilis. “O atendimento aqui está ótimo, fui muito bem recebida e todos os exames que realizei deram normais, tanto a glicemia e a pressão como os testes rápidos, e para continuar assim preciso continuar prestando atenção na alimentação e usar preservativos para evitar as doenças sexualmente transmissíveis”.