Política

Geração de mídias e preparação das urnas eletrônicas tem início próxima semana no TRE

06/09/2016
Geração de mídias e preparação das urnas eletrônicas tem início próxima semana no TRE

Na próxima semana, a partir do dia 13 (terça-feira), tem início a geração de mídias e as atividades de preparação das urnas eletrônicas no TRE/AL (Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas), para as Eleições 2016. O primeiro momento é o de preparação das mídias, que são compostas com os dados dos eleitores, sessões eleitorais e outras informações necessárias para a configuração das urnas. Com as mídias armazenadas, vem a aptidão da urna em si.

O desembargador eleitoral Fábio Henrique Cavalcante Gomes, membro efetivo do TRE/AL, foi designado para presidir e acompanhar o desenvolvimento das atividades de geração das mídias de todo o Estado de Alagoas. Ainda nesta semana, um edital será publicado no Diário da Justiça Eletrônico, informando sobre o assunto.

No momento em que as urnas eletrônicas ficarem prontas, uma equipe da Secretaria de Administração do TRE/AL fará a sua distribuição, iniciando o transporte pelas as Zonas Eleitorais mais distantes de Maceió e finalizando pelas mais próximas. Os caminhões que portarão as urnas serão escoltados pela Polícia Federal.

A geração de mídias para a preparação das urnas eletrônicas será desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TRE/AL, e o desembargador eleitoral Fábio Henrique vai presidir e acompanhar todo o processo.

“A Comissão de Planejamento das Eleições vai conduzir as atividades de transporte e segurança das urnas eletrônicas. A coordenação das mesmas é de responsabilidade dos chefes de cartório, que deverão efetivar a preparação das urnas de sua respectiva Zona Eleitoral”, explicou o presidente da Comissão, Henrique Méro, que também é secretário de Tecnologia da Informação do TRE/AL.

O Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), partidos políticos e coligações podem acompanhar as atividades de geração de mídias e preparação das urnas eletrônicas.