Geral

Portal Alagoas em Dados é referência na vida acadêmica de professores e estudantes

17/08/2016
Portal Alagoas em Dados é referência na vida acadêmica de professores e estudantes
“A plataforma é incrível, e tinha todas as informações necessárias para o preenchimento das informações que eu necessitava. O acesso foi prático e fácil, tive tanto a opção de ver online como baixar a versão no meu computador. Facilitou a minha vida!”, destacou a graduanda. (Fotos: Minne Santos)

“A plataforma é incrível, e tinha todas as informações necessárias para o preenchimento das informações que eu necessitava. O acesso foi prático e fácil, tive tanto a opção de ver online como baixar a versão no meu computador. Facilitou a minha vida!”, destacou a graduanda. (Fotos: Minne Santos)

“O Portal Alagoas em Dados é um dos mais intuitivos e fáceis de serem manuseados, até mesmo para quem está iniciando em pesquisas acadêmicas ou de mercado”. As palavras são de Keuler Hissa, doutor em Economia e orientador na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Formador de futuros profissionais, o professor falou um pouco sobre a importância do Portal Alagoas em Dados para pesquisas e consultas dos estudantes. E sua grande motivação foi o Trabalho de Conclusão de Curso de Francielle Silva, que conseguiu atingir uma excelente nota na apresentação do trabalho e se prepara, agora, para a nova carreira.

Abordando o panorama da inflação em Maceió, durante os períodos de 2000 a 2010, o trabalho da aluna analisou o cenário inflacionário da capital. As metodologias utilizadas para o trabalho de Francielle são periodicamente divulgadas pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), um trabalho feito cuidadosamente pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) que, dentre outros estudos, também avalia a tendência dos preços da região urbana maceioense.

“Meu Trabalho de Conclusão de Curso veio com uma proposta de entendimento do cenário inflacionário de Maceió, que é um assunto relevante e bastante mencionado nos últimos tempos”, disse Francielle.

A recém graduada conta que através dos dados disponibilizados pelo Portal Alagoas em Dados e Informações, ela conseguiu demonstrar graficamente o cenário alagoano. “E de certa forma, a explanação da tendência inflacionária acaba levando conhecimento para a população entender um pouco da economia do nosso Estado”, explicou.

0f03ada7-1325-41c0-83fd-33ea71edd176

Principal parceira para elaboração do TCC de Francielle e de outros acadêmicos alagoanos, a Seplag, por meio da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), publica informações necessárias para execução de gráficos e tabelas, que demonstram com maior detalhamento dados, estudos, relatórios anuais, mensais e notas técnicas especiais.

”No Portal eu encontrei uma gama de informações socioeconômicas fundamentais para execução do meu trabalho. Eu o considero extremamente útil, pois essa plataforma reúne um conjunto de informações sobre os indicadores socioeconômicos para o Estado de Alagoas que podem ser facilmente utilizados, por professores universitários, alunos, pesquisadores, analistas de políticas públicas, independentemente de terem um maior ou menor grau de experiência em coleta de dados”, contou ela.

O orientador de Francielle, que se diz um assíduo usuário do Alagoas em Dados e Informações, também destaca de forma positiva a disposição do portal e sua dinamicidade para os usuários. “Já tive oportunidade de visitar outras plataformas digitais com a mesma finalidade para outros estados e percebi que estes não eram tão ‘simpáticas’ quanto ao do Portal Alagoas em Dados. Realmente, considero o referido portal um dos mais organizados e intuitivos que auxilia o usuário a encontrar com facilidade as informações de seu interesse”, finalizou Keuler Hissa.

Os estudos disponibilizados no Portal Alagoas em Dados e Informações podem ser acessados através do site: http://dados.al.gov.br/ .