Geral

Policial de Washington é detido por tentar dar apoio ao Estado Islâmico

03/08/2016
Policial de Washington é detido por tentar dar apoio ao Estado Islâmico
Área da casa do policial Nicholas Young foi isolada nesta quarta-feira (3) em Washington (Foto: AP Photo/Pablo Martinez Monsivais)

Área da casa do policial Nicholas Young foi isolada nesta quarta-feira (3) em Washington (Foto: AP Photo/Pablo Martinez Monsivais)

Um agente do Departamento de Polícia de Passagem do Metrô de Washington (MTPD) foi detido nesta quarta-feira (3) sob a acusação de tentar dar “apoio material” ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Segundo informou o Departamento de Justiça dos EUA em comunicado, o policial se chama Nicholas Young, tem 36 anos e é oriundo de Fairfax (Virgínia), cerca de 25 quilômetros de Washington.

Em julho, Young comprou 22 cartões telefônicos por um valor de US$ 245 com crédito para enviar mensagens a partir de contas que o EI supostamente utiliza para recrutar terroristas.

O policial enviou os códigos dos cartões a um agente à paisana do FBI que se passou por recruta do EI, segundo o depoimento da acusação.

Se for condenado pelas acusações, Young poderia ter uma pena máxima de 20 anos de prisão. Ele, que foi detido na sede da Polícia Metropolitana da capital americana, se transformou no primeiro agente do país americano a ser acusado de tentar ajudar o EI, de acordo com as autoridades.

No entanto, o agente nunca foi uma ameaça crível para o metrô de Washington, o mais movimentado dos EUA depois do de Nova York, garantiu o porta-voz do Escritório do promotor do Distrito leste da Virgínia, Joshua Stueve, à rede “NBC” News.

O policial deve comparecer nesta quarta perante um tribunal do Distrito leste da Virgínia.

Segundo o depoimento da acusação, Young trabalha como agente do MTPD desde 2003 e foi vigiado pelo FBI desde 2010, interagindo com informantes e policiais à paisana.

Em 2011, o acusado manteve várias reuniões com agentes encobertos e alguns conhecidos, como Amine el Khalifi, que mais tarde se declarou culpado de planejar um ataque suicida contra o Congresso dos EUA em 2012.

Também em 2011, o acusado viajou à Líbia, onde se uniu aos rebeldes que tentavam derrubar o regime do líder líbio, Muammar Kadafi, e para onde se deslocou com objetos de caráter militar.

Relação com o EI
O informante do FBI fez Young acreditar em 2014 que conseguiria deixar os Estados Unidos para se integrar às fileiras do Estado Islâmico.

Em um e-mail enviado a ele em junho de 2015, o policial pediu conselho para poder mandar dinheiro aos dirigentes do EI.

“Infelizmente -escreveu no e-mail-, meu nome tem tantas marcas que nem sequer posso comprar uma passagem de avião sem que soem os alarmes. Portanto, imagino que as transações bancárias são supervisionadas automaticamente e chamarão a atenção dependendo do que ocorra”.

Após a divulgação da detenção, o diretor-geral do Metrô de Washington, Paul J. Wiedefeld, afirmou em comunicado que “as alegações neste caso são profundamente alarmantes”.

“São alarmantes para mim e são alarmantes para qualquer um que vista o uniforme”, acrescentou Wiedefeld, ao precisar que o contrato de trabalho do agente foi cancelado após a detenção.