Geral

Pokémon GO: aplicativo permite limitar o tempo de uso do game no smartphone das crianças

10/08/2016
Pokémon GO: aplicativo permite limitar o tempo de uso do game no smartphone das crianças
(Foto: Reprodução / EPTV e Reprodução/G1)

(Foto: Reprodução / EPTV e Reprodução/G1)

O Pokémon GO é febre do momento, além de divertido pode contribuir para o aumento das atividades físicas e a socialização dos jogadores. Mas além de requerer cuidados especiais ao sair as ruas para caçar os monstrinhos virtuais, os pais precisam ficar atentos aos excessos cometidos pelas crianças. Nessa coluna serão apresentadas dicas sobre como limitar o tempo em que o game permanecerá acessível, confira. 
O uso de computadores, smartphones e tablets pode ter o tempo de uso limitado conforme o entendimento dos adultos. E não é preciso ser um expert em informática para definir os horários que os pequenos poderão executar um determinado aplicativo, assim como restringir o perímetro que ele poderá se deslocar. 

Sobre o aplicativo
O Kaspersky Safe Kids é um aplicativo gratuito para gerenciar o uso de smartphones e tablets, através dele é possível restringir quais jogos serão executados, que conteúdo poderá ser acessado, o tempo de navegação na internet e o tempo de uso do dispositivo. A versão paga dispõe de relatórios detalhados sobre o uso do aparelho, a localização exata (requer acesso a internet), e envia alerta aos pais quando o perímetro estipulado for ultrapassado. O seu painel de configuração está disponível no site do desenvolvedor, e através dele o administrador da conta poderá alterar as definições de uso remotamente. O aplicativo está é suportado pelas plataformas Android e iOS e pode ser baixado nas lojas oficiais. Para limitar o tempo e a quantidade de dias na semana que as crianças poderão jogar o Pokémon GO, siga os passos descritos abaixo:

1 – Execute o aplicativo e ative o Kaspersky Safe Kids. 

2 – Defina-o como ‘Smartphone da criança’.

3 – Crie um código de acesso com quatro dígitos.

4 – Conceda o acesso ao aplicativo para que ele gerencie a navegação na internet. 

5 – Toque no botão ‘Iniciar a proteção’. 

6 – Acesse o site do desenvolvedor para configurar o tempo de uso do game e do aparelho. Será necessário informar as credencias de segurança definidas durante a instalação do aplicativo. 

7 – Localize a opção ‘Configurações’ e após clique em ‘Aplicativos’.

8 – Selecione o dispositivo correspondente ao smartphone da criança.

9 – Na opção ‘Selecione o aplicativo’, localize o Pokémon GO e clique sobre a sua descrição.

10 – Clique em ‘Adicionar’ para salvar a configuração inicial.

11 – Altere o modo de execução para a opção ‘Restrito’.

12 – Clique sobre o ‘tempo padrão’ para ajustá-lo conforme a necessidade. 
O uso de programa para restringir o uso do celular ou tablet é uma maneira eficiente para auxiliar os adultos durante o processo de educação digital das crianças, mas vale salientar que nenhuma tecnologia substitui o diálogo sobre o assunto.