Geral

Perícia Oficial devolve para Ufal prédio do antigo IML Estácio de Lima

10/08/2016
Perícia Oficial devolve para Ufal prédio do antigo IML Estácio de Lima
Para prédio histórico, Ufal pretende criar projeto de uso.

Para prédio histórico, Ufal pretende criar projeto de uso. Foto: Arquivo Secom-AL

Construído em estilo colonial e com uma das fachadas mais imponentes da capital, o antigo prédio da Faculdade de Medicina onde funcionou o Instituto Médico Legal Estácio de Lima foi devolvido oficialmente pela Perícia oficial do Estado à Universidade Federal de Alagoas. A entrega foi realizada na manhã desta quarta-feira, 10, após vistoria realizada no prédio por representantes de ambos os órgãos.

A antiga Faculdade de Medicina foi inaugurada em 1951 e por 63 anos, o IML da capital alagoana funcionou no espaço, que pertence ao conjunto de prédios do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). Em 2010, o local foi tombado como patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado, e inscrito no livro de Tombo de Edifícios e Monumentos Isolados pela sua relevância histórica e arquitetônica, o que levou a desocupação do imóvel pelo IML.

O perito-geral da Perícia Oficial do Estado de Alagoas Manoel Melo, agradeceu em nome de toda sociedade alagoana e dos servidores da Perícia Forense pelos anos em que foi cedido o prédio histórico daquela instituição para abrigar a primeira unidade de medicina legal do estado.

“A sociedade não poderia esperar outra atitude de uma instituição que é celeiro dos mais altos níveis de conhecimento acerca dos direitos humanos e de busca pela verdade como é a Ufal”, afirmou o perito-geral.

O chefe do IML de Maceió, o médico legista Fernando Marcelo, explicou que antes da entrega foi realizado um mutirão de limpeza na área interna e externa do prédio. O ossuário que existia no local foi desativado e o material foi transferido para a atual sede, após catalogação.

A professora Camila Carvalho da área de anatomia do ICBS, e Paulo Carvalho, gerente da superintendência de infraestrutura da Ufal, foram os representantes da universidade responsáveis pelo recebimento do prédio. Segundo os dois, ainda não há um projeto definido para o local, mas, que em breve haverá novidades para histórico prédio.