Cidades

Órgãos iniciam levantamento para reduzir violência nas escolas de Maceió

26/08/2016
Órgãos iniciam levantamento para reduzir violência nas escolas de Maceió
Programa Juventude Empreendedora pode auxiliar num futuro melhor para os estudantes.Foto: Divulgação

Programa Juventude Empreendedora pode auxiliar num futuro melhor para os estudantes.Foto: Divulgação

O comitê formado pelas secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e de Educação (Seduc), além do Batalhão Escolar, iniciaram, nesta quinta-feira (25), um levantamento de vulnerabilidades sociais das comunidades escolares, em Maceió. O intuito é construir uma gama de iniciativas que possam brecar o avanço da violência e das drogas ilícitas no ambiente escolar.

Foram visitadas as escolas estaduais Professora Gilvana Ataide Cavalcante Cabral e Professora Irene Garrido, ambas no bairro Tabuleiro dos Martins.

De acordo com o superintendente de Prevenção à Violência da Seprev, Alexandre Costa, a elaboração do levantamento de vulnerabilidade vai auxiliar no desenvolvimento social e na redução de criminalidade.

“A partir de hoje começaremos a diagnosticar a realidade local, a fim de elaborar um plano de ações preventivas à violência”, afirmou Alexandre Costa.

O cronograma para levantamento compreende ainda visitas nas escolas dos bairros Benedito Bentes, Feitosa, Sítio São Jorge, Vergel do Lago e Tabuleiro dos Martins fazem parte do calendário de visitação.

Ao todo, foram relacionadas 16 unidades de ensino destes bairros. A proposta é dar suporte aos diretores e educadores destas escolas, diagnosticar os problemas e buscar soluções para eles.

Dentre as ações já previstas estão palestras dos Anjos da Paz sobre a dependência química, inserção dos jovens no programa “Juventude Empreendedora” e o aumento das rondas do Batalhão Escolar da Polícia Militar para evitar a influência do tráfico no dia a dia escolar.