Cidades

Obras hídricas avançam e beneficiam 57 municípios alagoanos

29/08/2016
Obras hídricas avançam e beneficiam 57 municípios alagoanos
Perfuração de Poços e Programa Água para Todos têm potencializado revitalização de nascentes e ofertar água para as famílias em várias regiões de Alagoas. Ascom

Perfuração de Poços e Programa Água para Todos têm potencializado revitalização de nascentes e ofertar água para as famílias em várias regiões de Alagoas. Ascom

Uma das alternativas para o acompanhamento das obras que levam e ampliam o acesso à água nas regiões do Estado é acessar o site mapeamentohidrico.semarh.al.gov.br. Atualizado periodicamente, a ferramenta aponta exatamente os municípios, comunidades e famílias beneficiadas com as ações que incentivam a instituição por uma nova Alagoas.

Os trabalhos executados estão em pleno avanço e já contemplam 57 municípios nas regiões Norte, Sul, Zona da Mata, Agreste, Sertão e Metropolitana.

É possível observar que os programas desenvolvidos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a exemplo da Recuperação de Nascentes e Perfuração de Poços, seguem em atividade contínua. São 57 nascentes revitalizadas e 204 poços perfurados.

Ao destacar os programas conveniados junto ao Governo Federal, observa-se que o Água Para Todos aponta que 52 sistemas de abastecimento simplificados de água estão em execução. Já o programa Água Doce segue o fluxo de trabalho e tem 91 sistemas de dessalinização sendo implementados. Os dois programas têm atuação voltada para a região do semiárido, onde a seca tem sido predominante.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, tem acompanhado de perto o andamento de cada obra. Ele considera que a cada avanço, mais famílias podem contar com acesso à água de qualidade próximo de suas casas.

“Ultrapassamos a marca de 30 mil famílias beneficiadas com as ações do Governo de Alagoas. É uma meta arrojada que temos em ampliar e promover o acesso a um líquido tão importante para o desenvolvimento social e econômico das pessoas”, argumenta Ayres.

Programas

Recuperação de Nascentes – Atua para revitalizar nascentes que estão em situação de precariedade. Os trabalhos são tocados pela Semarh em parceria com os municípios. Atualmente, 52 nascentes já foram recuperadas em diversas regiões do estado;

Perfuração de Poços – Tem como meta perfurar 240 poços em diversas regiões de Alagoas. Segundo o Mapa Hídrico da Semarh, 204 poços já foram perfurados.

Água Para Todos – Lançado em 2015 em Alagoas, o programa vai construir 160 sistemas de abastecimento simplificados de água. A primeira fase busca implementar 47 sistemas para levar água encanada até a porta das residências das famílias;

Água Doce – Visa implantar 101 sistemas de dessalinização, aparelho que tem o recurso de transformar água salinizada em doce.