Geral

Hemoal realiza cadastro para doação de medula óssea no Shopping Pátio

25/08/2016
Hemoal realiza cadastro para doação de medula óssea no Shopping Pátio
Foto: Olival Santos

Foto: Olival Santos

Aumentar o número de inscritos no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome), que atualmente são 23.750. Com este propósito o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza nesta sexta-feira (26), das 10h às 16h, cadastro de voluntários na praça de alimentação do Shopping Pátio, no bairro Cidade Universitária, em Maceió.

Com esta ação, o Hemoal espera aumentar as chances de encontrar um doador compatível para os pacientes que necessitam de um transplante de medula óssea. Isso porque, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), apenas um em cada 100 mil doadores é compatível com um paciente que necessita do transplante.

Entre estes pacientes estão os portadores de Leucemia, conhecida como câncer no sangue, segundo informa a assistente social do Hemoal, Fátima Braga. “Para grande parte dos pacientes com Leucemia, a única alternativa para salvar a vida passar por um transplante de medula óssea. Daí porque, a necessidade de aumentarmos o número de alagoanos cadastrados no Redome”, evidenciou.

Como se cadastrar – Para se cadastrar como doador voluntário de medula óssea é necessário ter mais de 18 anos, boas condições de saúde e portar o CPF, carteira de identidade, além de informar o endereço residencial. Após preencher um formulário, o voluntário doa cerca de 5 ml de sangue, cuja amostra será submetida a um exame laboratorial para obter um código genético.

Após o mapeamento, haverá um cruzamento com os dados do Cadastro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme), para atestar se o voluntário é compatível com algum dos pacientes que necessitam de doação. Em caso de compatibilidade, de acordo com a assistente social do Hemoal, o voluntário será convocado para realizar a doação e, posteriormente, haverá o transplante para o receptor.

“Os voluntários também pode se dirigir até o Hemoal Trapiche para se cadastrar como doador de medula óssea. A unidade funciona ao lado do Hospital Geral do Estado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h. Já no interior do Estado, o cadastro pode ser realizado no Hemoar [Hemocentro Regional de Arapiraca], que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e fica localizado na Rua Geraldo Barboza, no Centro de Arapiraca”, informou a assistente social.

Como ocorre a doação – Fátima Braga ressalta que todo o processo de doação é financiado pelo Ministério da Saúde (MS). Para isso, o voluntário passa por uma punção na medula óssea, que não deve ser confundida com a coluna vertebral. Com isso, será retirada uma quantidade de um líquido esponjoso, que posteriormente será utilizado para ser transplantado em um paciente portador de uma doença hematológica.