Geral

Fator casa: Confiança e River perdem 15 pontos; Bota-PB é o único invicto

24/08/2016
Fator casa: Confiança e River perdem 15 pontos; Bota-PB é o único invicto
Aproveitamento em casa dos times do Grupo A da Série C: G-4 com os times que mais venceram dentro de seus domínios (Foto: GloboEsporte.com)

Aproveitamento em casa dos times do Grupo A da Série C: G-4 com os times que mais venceram dentro de seus domínios (Foto: GloboEsporte.com)

No Z-2 da Série C do Brasileiro, Confiança e River-PI fazem no domingo um duelo crucial pela sobrevida na competição. Penúltimo colocado, o time sergipano recebe o lanterna no domingo, no Batistão, pela 15ª rodada. Depois dela, faltarão apenas três para o fim da fase classificatória e a confirmação de quem desce para a Série D. Em comum na disputa, Dragão e Galo têm um retrospecto muito ruim quando jogam em casa. O rendimento quando atuam dentro de seus domínios é de apenas 28,5%. Porcentagem que ratifica o momento ruim vivido pelos clubes na Terceirona. Quem está lá em cima, o fator casa tem ajudado a se firmar no G-4 e brigar pela classificação para a próxima fase.

A campanha em casa dos dois times é a mesma. Em sete jogos sendo mandantes, Confiança e River-PI venceram apenas um. Dos 21 pontos disputados, apenas seis foram obtidos. São três empates e impressionantes três derrotas. Quando o fator casa poderia ajudar… Foram 15 pontos desperdiçados.  

E eles fazem/farão falta. Com 12 pontos, o River-PI passou uma Série C sempre com a zona do rebaixamento próxima. Mesmo caso do Confiança. A média de pontos acumulados em casa dos clubes do Grupo A é de 12 pontos. Quem está abaixo disso, vive com o fantasma do Z-2. 

O Cuiabá, o primeiro fora do Z-2, conquistou 57% dos pontos em casa. Depois de um começo difícil na Arena Pantanal, embalou duas vitórias por lá e subiu. O América-RN, que se aproxima da parte de baixo da tabela, possui 42,8%. São apenas duas vitórias como mandante. O Salgueiro, único clube com oito jogos em casa até a 15ª rodada, conquistou quatro triunfos ao lado de sua torcida (62,5%). 

River-PI x Confiança, Série C  (Foto: Stephanie Pacheco)

River-PI e Confiança tem piores desempenhos em casa. Não à toa, estão no Z-2 (Foto: Stephanie Pacheco)

Quem fez o dever de casa, está no G-4. O líder Remo teve 66,6% de aproveitamento no Mangueirão, venceu os quatro últimos jogos por lá. O vice-líder Botafogo-PB tem 100%, são seis vitórias no Almeidão. ASA possui 62%; o ABC, 81% (15 dos 22 conquistados).      

Uma das três derrotas do River-PI em casa foi justamente para o Confiança. No primeiro turno, na sexta rodada, o Dragão venceu por 2 a 1. E, por isso, Vica, técnico do River-PI, coloca como fundamental arrancar os pontos no Batistão.    

– Vamos enfrentar uma equipe que vai sair, muito ofensivo, que vai arriscar. Esperamos essa formação, imaginamos isso. Quando ter a posse de bola, tentar surpreendê-los. Temos que vencer, sem desespero, jogar dentro da normalidade. Dependendo de outros resultados, um ponto somado é um bom negócio. Ainda tem muito confronto, tem jogos difíceis para todo mundo. Uma derrota seria muito ruim, isso não passa pela nossa cabeça. Vamos ver se a gente consegue coisas que não conseguimos dentro de casa – ressaltou Vica.