Cidades

Defensoria Pública busca melhorias na qualidade da água ofertada em Murici

03/08/2016
Defensoria Pública busca melhorias na qualidade da água ofertada em Murici
Reprodução/Internet

Reprodução/Internet

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas, através do Defensor Público Isaac Vinícius Costa Souto, ingressou, nesta última terça-feira (02), uma ação civil pública contra a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) pedindo que ela passe a ofertar água de qualidade para consumo humano no município de Murici.

Segundo consta na ação, os moradores de Murici enfrentam caos no abastecimento de água, principalmente nos Conjuntos Habitacionais Pedro Tenório Raposo, Olavo Calheiros I e II, bem como outras localidades da parte alta da cidade.

De acordo com os muricienses, a baixa qualidade da água tem provocado problemas pessoais, econômicos e de saúde, pois os moradores precisam comprar água mineral para o consumo humano e o cozimento de alimentos, enquanto aqueles que não possuem condições financeiras acabam tendo de beber o líquido impróprio, o que gera risco à saúde.

Análise do IMA

Diante das reclamações da população, a Defensoria oficiou o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), pedindo uma análise laboratorial da água fornecida. O laudo técnico destacou que a água bruta, colhida do rio Cachoeira, apresentava altos níveis de coliformes fecais encontrados e possui características de esgoto. Já a água tratada pela Casal , especificamente das torneiras na torneira da saída da ETA/CASAL e na torneira da cozinha da Creche Extensão Madre Leone, apresenta coliformes totais, ferro total e turbidez acima dos valores máximos permitidos pelo Ministério da Saúde.

“O laudo técnico, minuciosamente elaborado pelo IMA/AL, nos trouxe relevantes considerações a respeito da qualidade da água ofertada pela CASAL a uma boa parte das residências de Murici, pois concluiu que realmente a população local estava com a razão acerca da péssima qualidade da água fornecida, aliás, absolutamente inviável para o consumo humano.”, destaca o Defensor.

Elisa Azevedo

MTE/AL 1064
(82) 99188-5463

Fernanda Ferreira
(82) 99305-6444