Geral

Cosems discute com Sesau estratégias para Campanha de Multivacinação

31/08/2016
Cosems discute com Sesau estratégias para Campanha de Multivacinação
Reprodução/ Assessoria de Comunicação do Cosems

Reprodução/ Assessoria de Comunicação do Cosems

A campanha de vacinação Atualize a Caderneta “Todo mundo unido fica mais protegido” vai acontecer de 19 a 30 de setembro e tem como alvo crianças menores de cinco anos e o público de nove a menores de 15 anos. Para discutir o assunto, a coordenadora da Assessoria técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Sylvana Medeiros, e apoiadores técnicos se reuniram nesta quarta-feira (31) com a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Cristina Rocha e a gerente do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Sesau, Claudiane Nascimento.

O objetivo da reunião, de acordo com Sylvana Medeiros, é traçar estratégias de mobilização para a campanha de multivacinação que visa à atualização da caderneta de crianças e adolescentes. A superintendente da Sesau, Cristina Rocha fez uma reflexão sobre a conjuntura do Estado no tocante à cobertura vacinal e considerações sobre a situação atual dos estoques estaduais de imunobiológicos.

Já a gerente do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Sesau, Claudiane Nascimento, apresentou a situação epidemiológica do Estado com relação a doenças imunopreveníveis e dados da cobertura vacinal dos últimos quatro anos em Alagoas, fazendo uma análise do número de doses com o comportamento de determinadas doenças.

Na ocasião, foram apresentadas as principais mudanças previstas na Portaria nº 1.533, de 18 de agosto último. O documento redefine o Calendário Nacional de Vacinação, o Calendário Nacional de Vacinação dos povos indígenas e as Campanhas Nacionais de Vacinação, no âmbito do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em todo o território nacional.

Ficou acordada a realização na primeira quinzena de setembro de reuniões com profissionais da Atenção Básica e Vigilância das regiões de saúde para discutir o novo calendário vacinal e a campanha. Será disponibilizada pela Sesau uma nota técnica com as principais mudanças que constam da Portaria.