Geral

Centro de Telepresença realiza milésima audiência em Alagoas

25/08/2016
Centro de Telepresença realiza milésima audiência em Alagoas
Milésima audiência de custódia feita por telepresença, parceria entre o Governo de AL e o Tribunal de Justiça.   Jorge Santos

Milésima audiência de custódia feita por telepresença, parceria entre o Governo de AL e o Tribunal de Justiça. Jorge Santos

Uma marca significativa foi alcançada graças à sólida parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), e o Tribunal de Justiça de Alagoas. Na quarta-feira (24) foi realizada a milésima audiência de custódia por telepresença. Há um ano funcionando, a iniciativa já contemplou mais de mil reeducandos, gerando celeridade nos processos criminais.

Atualmente, 90% das Varas e Comarcas de Alagoas estão conectadas com as seis salas do Centro de Telepresença, sendo quatro delas instaladas no sistema prisional, localizado em Maceió, e duas no Presídio do Agreste, no município de Girau do Ponciano. Para efetivar as ações, agentes penitenciários monitoram o sistema e fazem a escolta dos custodiados até a Central.
Segundo o assessor técnico do Centro de Telepresença, José Gilton Messias, o sistema trouxe benefícios para toda a sociedade. “O projeto gera economia, segurança e agilidade no deslocamento dos custodiados até os locais das audiências. O Centro possui equipamentos com alta qualidade de som e imagem que possibilitam a realização dos trabalhos nos presídios”.

Para o diretor de tecnologia da informação do Tribunal de Justiça, José Batista, o projeto trouxe celeridade aos processos criminais. “O benefício da telepresença pode ser visto no dia a dia das Varas Criminais das Comarcas. Antes da implantação existiam Varas Criminais que não conseguiam realizar uma audiência a mais de seis meses. Tudo mudou depois deste projeto”, concluiu.