Geral

7ª Flimar acontece nos dias 31 de agosto a 3 de setembro em Marechal Deodoro.

09/08/2016
7ª Flimar acontece nos dias 31 de agosto a 3 de setembro em Marechal Deodoro.
Reproduçã/ Assessoria Marechal

Reproduçã/ Assessoria Marechal

A Prefeitura de Marechal Deodoro vai realizar, do dia 31 de agosto a 03 de setembro, a Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar). O evento, que faz parte do calendário cultural de alagoas, celebra a sétima edição homenageando a alagoana Nise da Silveira e o cantor Raimundo Fagner.

Consagrada como maior festa literária no cenário cultural alagoano, a 7ª Festa Literária de Marechal Deodoro, vai reunir diversos escritores, palestras, oficinas e saraus literários. Performances artísticas, feira de livros e exposições de arte, também fazem parte da festividade.

Além das palestras da programação principal, realizadas no Auditório do Espaço Cultural Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, neste ano a Festa lançará a primeira edição da ‘Flimar – Jovem’. Atividade como oficinas e palestras direcionadas aos adolescentes.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Carlito Lima, a 7ª Feira Literária de Marechal Deodoro vai englobar o público de todas as idades.

“As crianças podem participar da ‘Flimarzinha’, uma estrutura com educadores infantis que será instalada na orla lagunar. Os adolescentes vão participar de palestras e oficinas na Escola Eleuza Galvão Rodas. E os demais podem participar da programação geral no Espaço Cultural e em outros pontos do centro histórico de Marechal”, explica o secretário.

Todos os anos a Flimar homenageia um escritor e um compositor. Nesta edição não poderia ser diferente. Os homenageados serão a escritora alagoana Nise da Silveira e o cantor cearense Raimundo Fagner.

“Vamos ter algumas palestras sobre a revolucionária na psiquiatria, Nise da Silveira, e também discutir as composições do cantor e compositor Fagner. Encerando com o grande show”, informou Carlito Lima.

A 7ª Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar), realizada pela Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro, conta com os patrocínios da Secretaria do Estado da Cultura, da empresa Braskem, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Chesf, da Caixa Econômica, Petrobras, SEB e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Homenageados

Os homenageados da 7º Feira Literária de Marechal Deodoro – Flimar, Nise da Silveira e o cantor Raimundo Fagner, carregam na bagagem influências da literatura.

Nise, alagoana e uma das primeiras mulheres formada em medicina no Brasil, fez carreira na psiquiatria, sendo contra das formas de tratamento de sua época. Aprendiz de Carl Jung publicou alguns livros como: ‘Jung: vida e obra’, ‘O mundo das imagens’ e ‘Imagens do inconsciente’.

Nise da Silveira desencarnou em 1999, no Rio de Janeiro.

Raimundo Fagner, cantor e compositor cearense, iniciou a carreira em 1970. O primeiro trabalho não obteve sucesso, mas logo depois que a música ‘Mucuripe’ foi gravada na voz da cantora Elis Regina, o reconhecimento do cantor foi lançado.

Com 85 discos gravados e diversas composições, Fagner, está na lista de melhores cantores da música latina, embalando trilhas sonoras de novelas, filmes e de histórias da vida real.