Geral

Sesau discute assistência materna e infantil em fórum da Rede Cegonha

19/07/2016
Sesau discute assistência materna e infantil em fórum da Rede Cegonha
A Rede Cegonha foi implantada em 2011 pelo Ministério da Saúde. (Foto: Carla Cleto)

A Rede Cegonha foi implantada em 2011 pelo Ministério da Saúde. (Foto: Carla Cleto)

Para analisar a assistência materna e infantil em alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza no próximo dia 26, às 8h30, mais um Fórum Perinatal da Rede Cegonha, que está presente nos 102 municípios. O evento, que vai ocorrer no Museu da Imagem e do Som, no bairro Jaraguá, em Maceió, será destinado para gestores e profissionais de saúde dos hospitais e dos municípios e conselhos de classe.

A Rede Cegonha foi implantada em 2011 pelo Ministério da Saúde, criando uma rede de cuidados para assegurar e acompanhar a mulher em todas as etapas do processo de gravidez: confirmação da gravidez, pré-natal, parto e puerpério, que são os 28 dias após o parto. A rede também tem o papel de assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Segundo Syrlene Patriota, que é a coordenadora da Rede Cegonha em Alagoas, no fórum serão discutidas as estratégias desenvolvidas pelo município de Girau do Ponciano sobre “Regulação Humanizada da Assistência à Saúde da Gestante”, apresentadas durante o congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas.

“O tema é de extrema importância, pois ainda existe um grande número de mulheres que não conseguem realizar todas as consultas e exames no tempo adequado. Realidade que acontece, principalmente, com as grávidas que apresentam uma situação de alto risco e necessitam de especialistas”, salientou Patriota, ao evidenciar que, o pré-natal é importante para reduzir a mortalidade materna e infantil.