Geral

Número de crimes violentos cresce no interior; Em Arapiraca, o aumento foi de 39,7%

04/07/2016
Número de crimes violentos cresce no interior; Em Arapiraca, o aumento foi de 39,7%
Números fazem referência a crimes como homicídio, atentado, estupro seguido de morte e roubo seguido de morte. (Foto: Reprodução/Internet)

Números fazem referência a crimes como homicídio, atentado, estupro seguido de morte e roubo seguido de morte. (Foto: Reprodução/Internet)

Alagoas apresentou uma redução no número de crimes violentos nos últimos seis meses. A informação divulgada pela cúpula da Segurança Publica, na manhã desta segunda-feira (4), faz referência a crimes como homicídio, atentado, estupro seguido de morte e roubo seguido de morte.

Embora os dados demonstrem uma melhora da violência em termos gerais, houve piora em municípios do interior. Em Arapiraca, na região Agreste, o número de crimes violentos aumentou 39,7%. Foram 63 crimes no primeiro semestre de 2015 e 88 neste ano. Já em Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió, o aumento foi de 20%.

“O meu desafio hoje sobre a segurança é no interior do estado. Vamos usar esse exemplo de Maceió para o interior. Lá o crime é bem mais desorganizado e acredito que vamos ter avanço levando um aparato maior”, disse Renan Filho.

Sobre a crescente violência no interior, o secretário da SSP, coronel Lima Junior, disse que há medidas no Agreste para encontrar uma solução. “Já estamos com uma sala de situação que discute ações integradas a serem feitas lá semanalmente, temos a Operação Saturação e a Sossego, que tem reforçado a segurança na região”.

Os dados também mostram números de alguns municípios isoladamente. Maceió acompanha a redução geral, mas Arapiraca e Rio Largo seguem na direção contrária, com aumento da violência.

De acordo com os números apresentados pelo governador Renan Filho (PMDB) e pela Secretaria da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL), de janeiro a junho de 2016, foram registrados 217 crimes desta natureza na capital do estado. No mesmo período do ano anterior, foram 300 crimes violentos.

O levantamento é do Núcleo de Estatística de Análise Criminal (Neac), houve uma redução de 27,7% na violência da capital. “Precisamos levar esse trabalho para o interior. Com a reforma das delegacias regionais e as delegacias integradas, teremos mais policiais no interior e com a disposição de recursos teremos um reforço na segurança”, disse o governador.

 

 

Com informações de Carolina Sanches do G1/AL