Geral

Com promessas não cumpridas e obras inacabadas, Rio vive clima de frustração às vésperas da Olimpíada

23/07/2016
Com promessas não cumpridas e obras inacabadas, Rio vive clima de frustração às vésperas da Olimpíada
Trabalhador pinta anéis olímpicos instalados na orla de Copacabana (Foto: ALESSANDRO BUZAS/FUTURA PRESS)

Trabalhador pinta anéis olímpicos instalados na orla de Copacabana (Foto: ALESSANDRO BUZAS/FUTURA PRESS)

Ondas de euforia dos tempos de bonança, quando a política e a economia nacional alcançavam o apogeu, levaram o Brasil a traçar planos audaciosos rumo ao seleto grupo das potências mundiais. O sedutor Rio de Janeiro, cartão-postal do país, era alicerce da estratégia. A fase era tão promissora que, em outubro de 2009, a Cidade Maravilhosa desbancou Madri, Tóquio e Chicago na disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Um extenso legado para a população, a partir de investimentos que seriam feitos para receber o evento, era comemorado pelos então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, governador Sérgio Cabral e prefeito Eduardo Paes, que viviam a lua de mel do casamento entre PT e PMDB.

Um mês depois do anúncio do Comitê Olímpico Internacional (COI), a revista The Economist, uma das mais influentes do planeta, estampou na sua capa o Cristo Redentor em disparada, como um foguete, rumo ao céu, sob a manchete: “Brazil takes off”. Em português, “Brasil decola”.

A atmosfera otimista era reforçada, entre 2007 e 2010, pela descoberta do pré-sal, apontado como o passaporte do Rio para a riqueza, e o sucesso imediato das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) nas comunidades. A derrota do tráfico e a retomada do Complexo do Alemão pelo Estado, com o hasteamento da bandeira do Brasil na torre do teleférico, trouxeram sensação de ufanismo.

Hoje, quase sete anos após ser escolhido como sede olímpica, o Rio continua lindo, a zona sul segue charmosa e a Lapa mantém a vida noturna ardente. Mas a maré baixou. Às vésperas dos jogos, que terão início em 5 de agosto, o Estado amarga a pior crise da história, com reflexos severos na capital. A aliança entre PT e PMDB degringolou, os preços do petróleo despencaram e a economia local, dependente da renda da matéria-prima, entrou em colapso. Salários dos funcionários estaduais, inclusive dos agentes da segurança pública, são constantemente atrasados. As polícias se ressentem de equipamentos e as UPPs conheceram a derrocada. A violência na cidade disparou.