Geral

Broncas, desespero e bandeira “roubada”: flagrantes do Gre-Nal 410

04/07/2016
Broncas, desespero e bandeira “roubada”: flagrantes do Gre-Nal 410
Gre-Nal 410 foi disputado no Beira-Rio (Foto: Diego Guichard)

Gre-Nal 410 foi disputado no Beira-Rio (Foto: Diego Guichard)

Como um campeonato à parte, Gre-Nal vale pela corneta, mística, confiança e incontáveis particularidades. É muito mais do que uma partida ou três pontos em si. E o duelo disputado neste domingo, no Beira-Rio, foi uma boa amostra dessa imensidão, sob testemunho de 40 mil almas presentes. O segundo clássico matutino da história “ferveu”, seja pelo calor da manhã de sol em Porto Alegre ou pelos ânimos acirrados de um jogo que já havia iniciado dias antes.

A vitória magra do Grêmio por 1 a 0 sobre o Inter – o primeiro triunfo tricolor no remodelado Beira–Rio – não revela nem de perto o que foi a partida. Basta ver a extravagância da comemoração gremista ao final do confronto que deve ficar para a posteridade como “Gre-Nal do Trator” – graças ao áudio vazado pelo técnico Argel dias antes e que foi utilizado como combustível pelos gremistas. 
Se em 28 de junho de 1987, o primeiro Gre-Nal matutino pecou pela falta de emoção e sonolência no empate sem gols, o clássico deste domingo se apresentou bem diferente. Com um Beira-Rio atolado de torcedores, a partida iniciou com belo efeito visual, proporcionado por um mosaico com o símbolo do Inter, somado com as bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul. Neste momento, os atletas estavam perfilados  para o Hino Nacional. Paulão, por exemplo, estava com a filha recém-nascida Pietra.
O duelo começou nervoso, cheio de lances ríspidos e reclamações. Típico de Gre-Nal. Pelo Grêmio, era Everton quem era o “motorzinho” da equipe na base da individualidade. Normalmente, era vigiado de perto por mais do que um marcador colorado. 
Foi justamente Everton quem abriu caminho para a a vitória por 1 a 0. Em um chute cruzado, Muriel não conseguiu segurar firme e cedeu rebote. Mas Douglas estava posicionado na grande área como um centroavante e conseguiu desviar para as redes, pouco antes de tropeçar em Ernando, que tentava a marcação. Faceiro da vida, o camisa 10 correu em direção da torcida gremista com os braços abertos para comemorar o gol que seria decisivo. 
Não é segredo para ninguém: o calcanhar de Aquiles do Grêmio é a bola aérea. E isso gera irritação e tensão entre os próprios defensores. Aos 37 do primeiro tempo, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Sasha, que errou o voleio e perdeu grande chance. Edilson e Fred discutiram bastante no lance e tiveram os ânimos arrefecidos pelo árbitro Dewson Freitas.
O clima esquentaria mais ainda ao final da primeira etapa. Luan tentou escapar pela direita e foi parado com falta dura por Artur. Se levantou, foi tirar satisfação com o lateral colorado e recebeu um encontrão. Paulão se meteu e ficou nariz a nariz com o atacante gremista, enquanto Douglas conversava com o lateral colorado, mas em tom bem mais ameno. 
O calor do meio-dia era intenso, mesmo em pleno inverno gaúcho – a temperatura ficou acima dos 25ºC durante o jogo. Cada parada, água para se hidratar. Assim, os dois times aguentariam as duas etapas sem necessidade de paradas técnicas. 

A tensão também era grande nas áreas técnicas. De um lado, Argel gesticulava, tentava corrigir a equipe, enquanto Roger era enérgico e berrava o tempo todo com seus comandados. 

DESESPERO

No segundo tempo, o Inter cresceu de vez diante de um adversário retrancado e que saía nos contra-ataques. Só que a desvantagem no placar deixava o time nervoso. A equipe abusava de cruzamentos, fazia pingar a bola na área tricolor, mas a bola não tinha o endereço certo

A falta do gol de empate virou desespero. Paulão, por exemplo, ao perder uma chance, caiu no gramado e soqueou por três vezes o campo, tamanha a irritação. O zagueiro contrastava com o urro de Marcelo Grohe com o fim do perigo no lance. Já Anderson colocava as mãos sobre a cabeça, assim como outros colorados. 

ATROPELADO

Em um lançamento para o ataque colorado, Anderson não freou a tempo e atropelou Marcelo Grohe, que ficou um tempo estirado no gramado. O meia se preocupou com o goleiro gremista, enquanto era vigiado por Fred. 

EXPLOSÃO E CORNETA

Assim que o juiz deu o apito final, os gremistas comemoraram. E como vibraram. Marcelo Grohe puxou a fila, com um berro alto, pouco antes de se ajoelhar na goleira com os braços para cima em oração. 

Mas foi Edilson quem roubou a cena. O lateral correu em velocidade, como se estivesse apoiando um ataque, e “roubou” a bandeirinha de escanteio. Provocou colorados, tal como Eduardo Sasha fez na decisão do Gauchão, na frente da arquibancada que era dividida entre torcedores vermelhos e azuis – os gremistas no anel superior. Por conta da atitude, o lateral ainda recebeu um cartão amarelo, mesmo com o duelo já encerrado.