Política

Arapiraca: Dos atuais 15 vereadores 13 disputarão a reeleição

23/07/2016
Arapiraca: Dos atuais 15 vereadores 13 disputarão a reeleição
Disputa por uma das 17 vagas na Câmara Municipal de Arapiraca nas eleições desse ano  será bastante concorrida.

Disputa por uma das 17 vagas na Câmara Municipal de Arapiraca nas eleições desse ano será bastante concorrida.

Dos 15 vereadores atuais, treze concorrem à reeleição, o vereador Adalberto Saturnino (PMDB) com cinco mandatos e a idade avançada não concorre, no entanto, vai manter o espaço político no legislativo indicando um sobrinho, Leo Saturnino para concorrer pelo chapão que faz aliança com o grupo situacionista liderado pelo pré-candidato a prefeito o deputado estadual Ricardo Nezinho e Yale Fernandes ambos do (PMDB).

A vereadora Fabiana Pessoa (PSC) que está no primeira legislatura já foi anunciada pré-candidata a vice-prefeita em uma chapa de oposição que deve liderada pelo suplente de deputado federal Rogério Teófilo (PSDB) conforme vem sendo divulgado na imprensa através de informações do seu esposo, o deputado estadual Severino Pessoa (PSC). O aumento do número de vagas no Legislativo de Arapiraca de 15 para 17 vagas animou os pré-candidatos que disputam o cargo pela primeira vez. De acordo com analistas políticos cerca de 300 disputam as 17 vagas da Casa Herbene Melo nas eleições desse ano. Alguns com densidade eleitoral outros apenas meros participantes do processo eleitoral.

De acordo com o índice populacional de Arapiraca as vagas no Legislativo poderiam ser de no mínimo 17 vagas e no máximo 21 vagas, no entanto, ficou decidido pelos atuais vereadores no ano passado que as vagas aumentariam apenas de 15 para 17 vagas. O único que foi favorável ao aumento para 21 vagas foi o vereador Ronald Vital Rios (Roninho) (PDT). O problema está relacionado ao duodécimo repassado pela Prefeitura de Arapiraca superior a R$ 900 mil em 2016, mensais. Os destinados a manutenção da Casa, pagamento de salários de servidores e vereadores. No caso de aumento de vagas, com a divisão, os salários dos vereadores seriam reduzidos. Os vereadores que contam ainda com assessores e verba de gabinete.

Renovação poderá ser de 40%

De acordo com analistas políticos a renovação no Legislativo de Arapiraca este ano poderá ser de 40%. De acordo com uma pesquisa recentemente publicada e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número Al-00998/2016 do instituto de pesquisas Data Consulta, fez uma pesquisa separando os que dispõem de mandato e tentam a reeleição. Dentro eles Dorge do Queijo (PRTB) tem 4,5% das intenções de voto.

Na sequencia, seguem Leo Saturnino com 4%, Rogério Nezinho (PMDB) com 3,5, Edvânio Correia (Edvanio do Zé Baixinho) (PSL) Fabiano Leão (PMDB) e Josias Albuquerque (PSL) com 2,5%. Com dois por cento das intenções de votos de acordo com o Data Consulta estão Fabiana Pessoa e Roninho. Márcio Marques (PSL) tem 1,5% e 1% estão Dr. Fabio, Moisés Machado e Professora Graça Lisboa ambos do (PDT). Com 0,5% estão Sergio do Sindicato (PPS) e Gilvânia Barros (PMDB).

Na disputa, ainda estão ex-vereadores, a exemplo do sindicalista, João dos Santos e Sidnei Geni e Sargento Brás. Dos novos postulantes mais fortes estão na disputa, a ex-secretária municipal de Educação Lúcia de Fátima, Melquizedeque Oliveira, Sargento Melo, Barbosinha dentre outros.