Geral

Trump pede que Hillary seja presa por uso incorreto de email

03/06/2016
Trump pede que Hillary seja presa por uso incorreto de email
(Foto: Getty Images)

(Foto: Getty Images)

O magnata e único pré-candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, alfinetou sua principal rival, Hillary Clinton, dizendo que a democrata deveria ser presa pelo uso de e-mails privados para tratar de assuntos do Departamento de Estado.

“Direi isto: Hillary Clinton deveria ir para a prisão”, propôs Trump em um comício em San José, na Califórnia, ontem à noite (2). “Honestamente, ela é culpada como o diabo”, ressaltou o magnata, referindo-se ao escândalo de uso de e-mail, ocorrido quando Hillary era secretária de Estado no primeiro mandato de Barack Obama.

A declaração de Trump veio após Hillary o chamar de “perigoso”, em uma fala que esquentou o clima entre os adversários na corrida eleitoral à Casa Branca. O magnata já tinha acusado Hillary de violar a lei federal ao usar e-mails privados, e não os oficiais e monitorados pelo governo, quando estava à frente da diplomacia norte-americana.Os republicanos dizem que a prática poderia ter colocado em risco a segurança nacional.

O comício de Trump em San José também foi marcado por uma confusão, quando um grupo de opositores agrediu apoiadores do magnata, lançando ovos contra eles.

Ontem, o presidente da Câmara dos Representantes, Paul Ryan, confessou que votará em Trump nas eleições presidenciais de 8 de novembro. “Não é nenhum segredo que temos nossas diferenças e não vou dizer o contrário. Quando precisar falar o que penso, falarei”, disse Ryan em uma coluna publicada em um jornal de Wisconsin, seu estado natal.

Paul Ryan, que é uma das principais figuras do Partido Republicano, vinha negando apoio a Trump nos últimos meses.