Geral

TJ implanta coleta seletiva de resíduos sólidos nesta sexta-feira (17)

16/06/2016
TJ implanta coleta seletiva de resíduos sólidos nesta sexta-feira (17)
  Notícias relacionadas APMP treina funcionários de limpeza para coleta seletiva    O Tribunal de Justiça de Alagoas implanta em sua sede, nesta sexta-feira (17), a coleta seletiva de resíduos. O trabalho será feito em parceria com a Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum), que deverá receber do TJ/AL, mensalmente, mais de uma tonelada de papelão, plástico, alumínio, papel, vidro, ferro, embalagens tetra pak, entre outros materiais.     O lançamento da coleta seletiva ocorrerá no auditório do Pleno, às 10h, e será conduzido pelo presidente da Corte de Justiça, desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas. Na ocasião, haverá a assinatura do contrato de credenciamento com a Cooplum e palestra relacionada ao tema. (Foto: Ilustração)

Coleta seletiva integra o Plano de Logística Sustentável do Judiciário de Alagoas (Foto: Ilustração)

O Tribunal de Justiça de Alagoas implanta em sua sede, nesta sexta-feira (17), a coleta seletiva de resíduos. O trabalho será feito em parceria com a Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum), que deverá receber do TJ/AL, mensalmente, mais de uma tonelada de papelão, plástico, alumínio, papel, vidro, ferro, embalagens tetra pak, entre outros materiais.

O lançamento da coleta seletiva ocorrerá no auditório do Pleno, às 10h, e será conduzido pelo presidente da Corte de Justiça, desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas. Na ocasião, haverá a assinatura do contrato de credenciamento com a Cooplum e palestra relacionada ao tema.

Será feita ainda a entrega de ecobags e amassadores de latinhas para 200 servidores interessados em trazer material reciclável de suas residências.

A coleta seletiva de resíduos integra o Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário de Alagoas e segue determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O projeto é gerenciado pelo Núcleo Socioambiental da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário de Alagoas (APMP) e tem como coordenador o servidor Alexandre Moraes.

Como vai funcionar?

Em todas as salas e dependências do TJ/AL haverá lixeiras com duas cores de sacos plásticos. No saco preto, o servidor poderá descartar lixo orgânico e não reaproveitável. Já no azul serão depositados os materiais reaproveitáveis. Na sede do Tribunal de Justiça serão disponibilizados ainda três coletores específicos para o descarte de pilhas e baterias.


Cooplum

A Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió foi criada em setembro de 2001 por catadores de material reciclável que atuavam no antigo lixão, localizado no bairro Cruz das Almas, na Capital. Atualmente 18 famílias estão associadas à Cooplum, que recicla papelão, papel, embalagens tetra pak, alumínio, ferro, óleo de cozinha, vidros, revistas e jornais, roupas usadas em bom estado e materiais de informática. A cooperativa não trabalha com isopor, copos descartáveis, madeira e plástico filme de PVC.