Geral

Sindpol solicita a interdição da Delegacia Regional de Arapiraca

15/06/2016
Sindpol solicita a interdição da Delegacia Regional de Arapiraca
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

Os dirigentes do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol) solicitaram a interdição da Delegacia Regional de Arapiraca à Promotoria de Justiça do município, nesta terça-feira (14), devido às precárias condições estruturais e de insalubridade do local.

Todo a área da regional está cercada por materiais de apreensão. São dezenas de carros, motos e outros objetos amontoados em um espaço inapropriado, tornando o ambiente de trabalho mais precária e servindo como depósito de lixo e foco de mosquitos, de ratos e de escorpiões, entre outros insetos.

Com a chuva, muitos equipamentos foram queimados da regional. Uma policial foi vítima de choque elétrica. O sindicato também constatou infiltrações e vazamento de águas das chuvas pelo teto. A regional está empestada de cupins nas portas e nas janelas.

Na carceragem da Central de Polícia, o Sindpol encontrou 12 presos em duas celas em uma área menor que 3 metros quadrados. No local, um banheiro foi ‘adaptado’ para funcionar como cela, alojando três presos. A rede sanitária e de esgoto não funciona. Os detentos fazem fezes em saco de plásticos e urinam em garrafas Pets, jogando-as em frente à carceragem, que está cheia de lixo. Eles reclamam da falta de água, da alimentação, do calor, do mal cheiro e dos insetos. A Central, que possui celas para funcionar como prisão temporária, tem presos com mais de 20 dias de permanência no local.

Na regional, há rachaduras nas paredes. Muitas portas estão quebradas. As cadeiras são velhas com almofadas rasgadas e impróprias para ergonomia. Além das precárias condições, os policiais civis também são desviados da investigação, para serem responsáveis pela custódia de presos.

O presidente do Sindpol, Josimar Melo, entregou um documento ao presidente da subseção da OAB em Arapiraca, Hector Martins, solicitando o apoio da entidade em relação as condições subumanas em que os policiais civis trabalham. Martins informou que a OAB está acompanhando a situação, acrescentando que o órgão possui assento no Conselho de Segurança do Município e do Estado. Ele pediu um relatório da situação da regional ao Sindpol.

Os dirigentes sindicais também entregaram ofício ao Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Infraestrutura do Município, solicitando laudo técnico do local e medidas cabíveis.

O presidente do Sindpol, Josimar Melo, destaca que as condições de trabalho precárias e insalubres colocam em risco à integridade física dos policiais civis, dos detentos e da população.