Geral

Seris atende mais de 150 internos na Casa de Custódia da Polícia Civil

10/06/2016
Seris atende mais de 150 internos na Casa de Custódia da Polícia Civil
Atendimentos otimizam as ações nos presídios, pois melhora o fluxo de atividades dos servidores penitenciários (Foto: Jorge Santos)

Atendimentos otimizam as ações nos presídios, pois melhora o fluxo de atividades dos servidores penitenciários (Foto: Jorge Santos)

Desde a assinatura do termo de cooperação entre a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e a Polícia Civil em abril deste ano, mais de 150 reeducandos foram atendidos por uma equipe multidisciplinar formada por servidores penitenciários. Enfermeiras, psicólogas e assistentes sociais realizam semanalmente atendimentos aos custodiados na Casa de Custódia do Jacintinho, antes da transferência para o sistema prisional.

Além de identificar as necessidades físicas, psicológicas e sociais, a equipe multidisciplinar planeja as ações que serão executadas na Casa de Custódia (Cadeião). Assim fica assegurada a assistência aos internos, evitando a proliferação de doenças, inclusive entre os servidores nas unidades. Nesta quinta-feira (9), os serviços foram ampliados com vacinações para imunização do vírus da gripe H1N1 e testes rápidos para detecção de DST’s.

A gerente de saúde da Ressocialização, Larissa Vital, ressalta que esses atendimentos otimizam as ações nos presídios, pois melhora o fluxo de atividades dos servidores penitenciários. “Com a triagem na unidade da Polícia Civil identificamos mais patologias e aumentamos as chances de cura. Quando os reeducandos entram no Cadeião já têm seus prontuários social, psicológico e médico abertos para equipe multidisciplinar agilizar o tratamento”, destacou Larissa Vital.

O secretário da Ressocialização, tenente-coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, destaca o trabalho dos agentes penitenciários e da PC, responsáveis pela segurança, e das profissionais da Gerência de Saúde nos atendimentos “Graças a essa ação integrada aumentamos as chances para recuperação daqueles que estão doentes. A parceria da Seris com a Polícia Civil reforça o compromisso do Governo com a dignidade dos custodiados”, finalizou o secretário.