Geral

Secretária de Saúde inspeciona novo Serviço de Transporte Sanitário

07/06/2016
Secretária de Saúde inspeciona novo Serviço de Transporte Sanitário
A ambulância do SETS/AL vai funcionar com um condutor e um técnico de enfermagem. (Fotos: Olival Santos)

A ambulância do SETS/AL vai funcionar com um condutor e um técnico de enfermagem. (Fotos: Olival Santos)

Os alagoanos passam a contar em breve com um suporte para o deslocamento entre as unidades hospitalares. O Serviço de Transporte Sanitário (SETS) é uma iniciativa pioneira no Estado de Alagoas e passou pela inspeção da secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, na manhã desta terça-feira (7).

O Serviço vai iniciar com um projeto piloto do transporte em Maceió. De acordo com o assessor estadual de Média e Alta Complexidade, médico Rogério Barboza, a assistência é destinada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que estão num hospital e precisam ser transferidos para outra unidade hospitalar.

“São pacientes estáveis, que foram atendidos nas urgências, e precisam ser levados para outro hospital para continuar o tratamento”, esclareceu Barboza. Ele complementou que o SETS vai funcionar das 7h às 19h, sob a responsabilidade do Complexo Regulador do Estado para que se garanta o bom fluxo do serviço.

SERVIÇO DE TRANSPORTE SANITARIO 7.6.2016 foto olival santos (22)

Rozangela frisou que a medida visa desafogar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Isso porque, muitas vezes, o Samu é procurado para efetuar um serviço que não é o seu perfil – o transporte interhospitalar. Com a iniciativa, o tempo-resposta para o atendimento efetuado pelo Samu vai reduzir, melhorando a assistência ao usuário do SUS.

“Tomamos essa iniciativa porque o transporte sanitário não exige a estrutura de uma Unidade de Suporte Avançado, visto que transporta pacientes estáveis”, justificou a secretária.

Serviço

A ambulância do SETS/AL vai funcionar com um condutor e um técnico de enfermagem. Inicialmente, o serviço vai contar com quatro ambulâncias e uma equipe com 12 condutores e 12 técnicos de enfermagem.

 SERVIÇO DE TRANSPORTE SANITARIO 7.6.2016 foto olival santos (32)