Geral

Paulo Gustavo rebate críticas ao ser acusado de racismo

14/06/2016
Paulo Gustavo rebate críticas ao ser acusado de racismo
(Foto: AGNews)

(Foto: AGNews)

O comediante mostrou uma foto sua interpretando a personagem Ivonete, que é negra, e alguns internautas afirmaram que a prática do blackface é racista

O comediante Paulo Gustavo usou suas redes sociais para rebater críticas de racismo recebidas ao publicar, no último domingo (12), uma foto sua interpretando a personagem Ivonete: para representá-la, o marido de Thales Bretas – com quem está casado há cerca de seis meses – usou um recurso conhecido como blackface, que pinta a pele do ator para o deixar negro.

“Nesse mesmo dia em que deveríamos estar todos de luto repensando nosso ódio, nossos preconceitos e nossos limites de compreensão, tem gente que veio me atacar por representar uma mulher negra. Eu nunca fui atacado por representar um playboy machista mesmo sendo gay. Também não se incomodaram por eu fazer um nerd, uma mulher feia, uma vagaba, uma mãe de família ou um anjo… Nunca me atacaram por representar a Senhora dos absurdos – uma mulher que se orgulha ridiculamente de ser branca, rica e hetero”, afirmou o cantor, que já usou as redes sociais para se defender de acusações de maus tratos a sua equipe.

Depois, o comediante que reuniu celebridades em seu casamento continuou: “Mas a Ivonete – que se orgulha de ser brasileira mesmo sendo crítica ao Brasil, que é pobre mas não se sente moralmente inferior a ninguém, que gosta de ser mulher e sobretudo tem auto-estima, amor próprio e orgulho de ser como é – me rendeu injustas críticas. Eu conheci muitas Ivonetes na minha vida e tenho orgulho dessas mulheres”, garantiu Paulo Gustavo, comparado à jurada do “MasterChef Brasil” Paola Carossella por sua caracterização em “Minha Mãe é uma Peça”.

Para finalizar, o comediante, que tem planos de ser pai em breve, explicou que seu objetivo com a personagem é justamente inverter a lógica e fazer piada com quem oprime: “Ao contrário de outras personagens que eu uso para ridicularizar o tipo que elas representam, a Ivonete existe pra ridicularizar quem a ridiculariza, porque eu quero rir de gente que não gosta das Ivonetes. Porque eu amo a Ivonete. Ela é negra, nasceu negra e eu tenho o mesmo respeito por ela que eu tenho com todas as pessoas”.