Geral

Bombeiros discutem novas estratégias operacionais de combate a incêndios

08/06/2016
Bombeiros discutem novas estratégias operacionais de combate a incêndios
(Foto: Ascom/CBMAL)

(Foto: Ascom/CBMAL)

Com o tema “Definindo o futuro nas ações do presente”, o presidente da Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa (CTEP) na área de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, capitão Fernando Holanda, proferiu palestra nesta terça-feira (7), para oficiais que concorrem às escalas de coordenadores de operação e comandante de socorro do serviço operacional da corporação.

Parte do conhecimento compartilhado foi adquirida pelo capitão durante sua participação no “Fire Days”, realizado no final de abril, em São Paulo. Entre os assuntos abordados no evento que reuniu bombeiros de todo o Brasil, destaca-se a conjugação de guarnições de incêndio, que, mesmo com efetivo reduzido, podem ter o poder operacional ampliado com a utilização conjunta de viaturas e trabalho em equipe.

O procedimento, já utilizado pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, é baseado em uma tese de doutorado elaborada durante o Curso Superior de Bombeiros, realizado na Escola Superior de Bombeiros do mesmo estado.

Em Alagoas, o poder operacional da cooperação tem crescido muito nos últimos anos. Em 2014, foram adquiridas mais de 15 viaturas, que são utilizadas no combate a incêndios até os dias de hoje. Outra grande evolução foi a aquisição de equipamentos de proteção para cada um dos militares que trabalham no combate ao fogo e, também, a criação das CTEPs.

“A criação das CTEPs foi um marco para o CBMAL. A própria viagem ao Fire Days foi um dos frutos da comissão”, falou o capitão Holanda. Entre as atribuições da CTEP estão a realização de pesquisas, especificação de ferramentas, coordenação de cursos e instruções.

A próxima etapa do trabalho da comissão será a realização de instruções para o efetivo empregado na atividade operacional da corporação, tendo como finalidade principal uma gestão mais eficiente dos recursos e, consequentemente, uma melhor prestação de serviço à sociedade alagoana.