Cidades

Arapiraca vai criar núcleos contra o tabaco em todas as UBS

21/06/2016
Arapiraca vai criar núcleos contra o tabaco em todas as UBS
(Foto: Ascom Arapiraca)

(Foto: Ascom Arapiraca)

O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. O atual dado é da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ele, o ato de fumar cigarros, é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral).

Os dados são alarmantes, aos olhos da coordenadora do departamento de Promoção da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fátima Ramalho.

Pensando nisso, o Programa de Controle de Tabagismo de Arapiraca, conduzido por ela, esteve realizando uma capacitação nos dias 15 e 16 deste mês no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria) com profissionais de saúde, contando com presença da coordenação estadual e palestra do cardiologista Aliomar Lins.

O objetivo é haver, em breve, uma descentralização do Núcleo de Apoio ao Tabagista (NAT), que funciona no 5º Centro de Saúde, no período noturno, a fim de ele se expandir para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros da cidade, facilitando assim o acesso ao tratamento.