Geral

Após 8 meses, Android M está instalado em apenas 10% dos aparelhos

07/06/2016
Após 8 meses, Android M está instalado em apenas 10% dos aparelhos
(Foto: Tecnomasters)

(Foto: Tecnomasters)

Usuários de Android sabem que o sistema operacional do Google tem um sério problema: as atualizações demoram para chegar a todos os dispositivos. A última versão do software, por exemplo, acaba de alcançar apenas 10% dos aparelhos em uso no mundo, oito meses após o seu lançamento.

Além do lento crescimento, o Android 6.0 Marshmallow também está longe de alcançar as versões mais populares do sistema. A edição mais utilizada no mundo ainda é a Lollipop, com 35% de adoção – desses, 15% estão na 5.0 e 20% estão na 5.1.

Em seguida vem o Android 4.4 KitKat, lançada em 2013, e que está instalada em 31% dos celulares e tablets no mercado. Em terceiro lugar está a edição Jelly Bean, que inclui as versões 4.1, 4.2 e 4.3 do sistema operacional do Google, presente em quase 19% dos dispositivos.

Os dados foram divulgados pelo Google nesta terça-feira, 7, e coletados a partir da Google Play Store entre os dias 31 de março e 6 de junho. O levantamento, porém, não inclui versões do Android anteriores à 2.2, assim como exclui também as edições com menos de 0,1% das instalações, como a 3.0 Honeycomb.

É curioso notar que o Android Marshmallow levou quatro meses para chegar a 1% e outros quatro meses para chegar a 10%, finalmente ultrapassando as versões Ice Cream Sandwich e Gingerbread. O Google já demonstrou preocupação com essa defasagem e pensou até em fazer uma “lista da vergonha” para ranquear as fabricantes que mais demoram para atualizar seus dispositivos.