Geral

Sorriso de Plantão apresenta doação de leite materno em ação na Santa Mônica

20/05/2016
Sorriso de Plantão apresenta doação de leite materno em ação na Santa Mônica
Ação teve início na recepção e fez todo percurso percorrido pelas pacientes que chegam à maternidade para ter bebê (Foto: Ascom/Nova Santa Mônica)

Ação teve início na recepção e fez todo percurso percorrido pelas pacientes que chegam à maternidade para ter bebê (Foto: Ascom/Nova Santa Mônica)

Entre as atividades programadas para o Dia Mundial de Doação de Leite Materno, comemorado nesta quinta-feira (19), uma delas arrancou sorrisos das mães internas e seus acompanhantes: a visita do grupo Sorriso de Plantão, formado por estudantes universitários.

Vestidos de palhaços e com muita alegria, os alunos abordaram o tema informando sobre a importância do leite doado para os bebês internados na UTI da maternidade. Durante a explanação, o grupo explicou que a mãe que amamenta, além de alimentar o filho com o melhor alimento, tem uma melhor recuperação após o parto e menos de riscos de ter algumas doenças, como o câncer de mama, por exemplo. Além de tudo isso, ao doar excesso do leite, está ajudando a salvar outras vidas.

A ação teve início na recepção e fez todo percurso percorrido pelas pacientes que chegam à maternidade para ter bebê. Passou pelo setor de classificação de risco, pré-parto, enfermarias de internamento e terminou na UTI neonatal, onde estão os principais atores e consumidores do leite doado: os recém-nascidos prematuros.

 

Uma equipe multiprofissional da maternidade, tendo à frente a coordenadora do Banco de leite Andréa Pinheiro, se juntou ao grupo no repasse das informações. A pediatra explicou como as mulheres devem se preparar para fazer a coleta do leite quando estiverem em suas residências e ressaltou que o banco de leite está à disposição para orientar e coletar o leite.

“É fundamental que essa ideia não pare por aqui. Nossas ações têm como objetivo tornar nossas pacientes e seus acompanhantes multiplicadores dessa informação. Queremos que essa informação chegue aos seus familiares, amigos, vizinhos, pois precisamos do leite  doado sempre”, destacou Andréa Pinheiro.

Para se tornar doadora, basta procurar a maternidade, localizada na av. Comendador Leão, no Poço, ou ligar para o número (82) 3315.4434.