Geral

Roma terá primeira estação de metrô ‘arqueológica’

16/05/2016
Roma terá primeira estação de metrô ‘arqueológica’
Maquete de Roma (Foto: Wikicommons, Q. Keysers)

Maquete de Roma (Foto: Wikicommons, Q. Keysers)

Durante as obras da estação de metrô Amba Aradam, em Roma, foram achadas ruínas de um quartel militar romano do século 2 d.C. de aproximadamente 1.753 metros quadrados. A descoberta deve fazer do local a primeira estação arqueológica do serviço de transporte público da capital italiana, misturando história e modernidade.

Nesta segunda-feira (16), o superintendente do Patrimônio Arqueológico da cidade, Francesco Prosperetti, apresentou à imprensa algumas imagens da área encontrada durante a construção da linha C do metrô e as principais ideias para a utilização do espaço.

Segundo Prosperetti, não será necessário formular um novo percurso para o ramal, já que o plano seria integrar o sítio arqueológico à estação. “Hoje temos a oportunidade de torná-los agradáveis para os romanos através de um novo projeto para a estação, destacando seu afrescos e mosaicos”, afirmou.

O superintendente também disse que as obras não irão parar e que a entrega da estação continua prevista para 2021. “É claro que o desenho da estação sofrerá alterações, mas o plano é redesenhar os aspectos funcionais e de arquitetura em relação à descoberta”.