Cidades

Penedo está fora da zona de risco para Aeds Aegypti aponta levantamento

12/05/2016
Penedo está fora da zona de risco para Aeds Aegypti aponta levantamento
(Foto: Ascom Penedo)

(Foto: Ascom Penedo)

O Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aeds Aegypti (LIRA), que está sendo realizado em todo o país, apontou que o município de Penedo está fora da lista das cidades em situação de risco de surto da doença.  Isso significa dizer que, o índice de infestação da doença apresentado pelo município de 1,23% está próximo aos parâmetros de normalidade e longe do índice considerado epidêmico de 3,9%. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde de Penedo.

De acordo com o coordenador de Endemias de Penedo, Pedro Caetano de Melo, foram realizados trabalhos de prevenção nos diversos bairros do município, levando informações para a população e também, realizando vistorias e aplicação de larvicida, produto utilizado para matar os focos do mosquito Aeds Aegypti.

“Através da visita domiciliar, orientamos as pessoas sobre a prevenção, como armazenar água e também a maneira correta de realizar a limpeza dos depósitos utilizados para esse fim. Pois, com a prevenção, o mosquito não tem como depositar seus ovos, evitando assim a ocorrência de focos”, explicou o coordenador.

De acordo com o LIRA 2015, 199 municípios apresentaram índice referente ao risco de surto da doença, equivalendo-se a 3,9 dos domicílios vistoriados nesses municípios.  O índice é utilizado para identificar a predominância de focos e classificar a situação de cada município.

Pedro Caetano de Melo também informou que quase totalidade dos focos do mosquito causador da Dengue, Chikungunha e Zica vírus foram encontradas em reservatórios de água nos domicílios visitados.

“Acontece que quando analisamos os focos do mosquito Aeds aegypti, 80% são encontrados em depósitos de água; lavanderias, toneis e tanques. Estamos entrando no inverno, período com muitos depósitos de água provenientes da chuva. Por isso é importante a conscientização das pessoas, pois a situação de Penedo  é confortável, mas não podemos abrir a guarda”.

O coordenador orienta também que as pessoas não joguem lixo em locais proibidos, pois todos os objetos descartados de forma incorreta viram possíveis focos do Aeds Aegypti.