Política

Mototaxistas pedem apoio dos vereadores para acabar com os clandestinos em Arapiraca

12/05/2016
Mototaxistas pedem apoio dos vereadores para acabar com os clandestinos em Arapiraca
Categoria dos mototaxistas teve reivindicações acatadas pelos vereadores (Foto: Assessoria)

Categoria dos mototaxistas teve reivindicações acatadas pelos vereadores (Foto: Assessoria)

A Câmara Municipal de Arapiraca realizou na noite desta quarta-feira, 12,  tribuna livre com a diretoria do Sindicato dos Mototaxistas de Arapiraca (Sindmotos), que foram solicitar aos vereadores o apoio para uma pauta de reivindicações para ser entregue à prefeita Célia Rocha, como também da reunião que a categoria terá na manhã esta quinta-feira, com a SMTT.

Durante a explanação do presidente da categoria, Valmir da Silva Manoel, existem em Arapiraca quase dois mil mototaxistas clandestinos e que é necessário maior fiscalização por parte da SMTT.

Segundo ele, são 670 mototaxistas cadastrados e que é preciso aumentar esse número para melhor atender à população de uma cidade que hoje tem 240 mil habitantes.

Ele também pediu que na próxima reunião do Conselho Municipal de Trânsito, que tem o vereador Josias Albuquerque como representante do Legislativo, a categoria possa ter assento a uma cadeira, para que, desta forma, possa ser ouvida.

Durante as explicações do presidente, o que mais deixou surpresos os vereadores foi o fato da denúncia feita, segundo a qual, existem mototaxistas clandestinos usando a tornozeleira eletrônica, como também pessoas que tenham apenas uma das mãos, o que colocaria em risco a vida dos passageiros.

Ele chegou a apelar para que própria Polícia Militar volte a fazer a abordagem aos mototaxistas em Arapiraca, tanto os cadastrados, como os clandestinos, para evitar males maiores, como estupros e assaltos. “Hoje, a polícia já não nos para. Não sabe se estamos transportando armas ou se mesmo o passageiro está armado”, argumentou.

Ele também pediu aos vereadores uma revisão na lei que trata da troca de motos durante cinco anos. Segundo ele, Arapiraca, tem uma das frotas mais novas do Estado, a maioria de fabricação de 2011. O presidente do Sindmotos solicitou que esta troca seja feita no mínimo a cada oito anos.

O vereador Moisés Machado abriu o espaço para que alguns mototaxistas que estavam na galeria também se manifestassem.

Os vereadores Dorge do Queijo, Roninho, Professora Graça, Rogério Nezinho e Josias Albuquerque se colocaram `a disposição da categoria em todas as suas reivindicações, se prontificando em se reunirem com a categoria, para discutir as possíveis mudanças na lei dos mototaxistas.

Ao final da sessão, tanto os mototaxistas como os vereadores foram unânimes em afirmar que uma maneira de começar a mudar este quadro com os clandestinos seria fazer uma campanha alertando a população para não só fazer corridas com os cadastrados.