Geral

Inscrição de artesãos em feiras nacionais se encerra na próxima sexta-feira (20)

16/05/2016
Inscrição de artesãos em feiras nacionais se encerra na próxima sexta-feira (20)
Produção artesanal será avaliada pela referência à cultura popular, criatividade, linguagem própria, tradição e inovação (Foto: Itawi Albuquerque)

Produção artesanal será avaliada pela referência à cultura popular, criatividade, linguagem própria, tradição e inovação (Foto: Itawi Albuquerque)

Os artesãos alagoanos que querem participar das feiras nacionais promovidas pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) devem correr para se inscrever. O prazo de inscrição se encerra na sexta-feira (20), de acordo com o edital publicado no Diário Oficial do Estado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur)

Para garantir a transparência no processo de seleção dos profissionais que integram o estande de Alagoas nos eventos, a gerência de Design e Artesanato da Sedetur receberá as inscrições por e-mail, correios e presencialmente, no horário de 8h às 12h, na sede da secretaria, localizada no bairro do Jaraguá.

 

De acordo com a gerente de Design e Artesanato, Daniela Vasconcelos, o edital atende às três principais feiras nacionais, que concedem maior visibilidade às peças alagoanas.

“O processo seletivo é fruto de uma solicitação do PAB, além de ser uma demanda já identificada pela Sedetur para promover transparência na escolha dos artesãos. Na agenda nacional de 2016 estão previstas a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), de 7 a 17 de julho, em Recife, o Salão Mãos do Brasil, que acontece de 7 a 12 de outubro, em São Paulo, e a Feira Nacional do Artesanato, de 6 a 11 de dezembro, em Belo Horizonte”, explica Daniela.

No ato da inscrição, o artesão poderá escolher o evento para o qual deseja concorrer no processo seletivo. A produção artesanal será avaliada por uma equipe técnica formada por cinco integrantes. Entre os critérios avaliados estão: referência à cultura popular (inspiração nos elementos da cultural local, com utilização de técnicas da região), criatividade, linguagem própria, tradição e inovação, dentre outros.

 

A lista final dos aprovados será divulgada no dia 14 de junho. O edital pode ser conferido no endereço eletrônico: http://goo.gl/9yqO19