Geral

Governo e AMA promovem 2º curso de capacitação em Orçamento Público

31/05/2016
Governo e AMA promovem 2º curso de capacitação em Orçamento Público

Curso oferece treinamento sobre como elaborar gestão, monitoramento e avaliação de Planos Plurianuais e Orçamentos Municipais  (Ilustração)

Curso oferece treinamento sobre como elaborar gestão, monitoramento e avaliação de Planos Plurianuais e Orçamentos Municipais
(Ilustração)

Há como alcançar o desenvolvimento pleno sem que haja parcerias entre as administrações públicas estadual e municipal? Muito provavelmente não. É com esse pensamento que o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), está estreitando, cada vez mais, os laços com os municípios alagoanos.

Nessa terça-feira (31), em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a pasta iniciou um curso que tem como intuito oferecer treinamento aos servidores e colaboradores dos municípios associados à AMA em elaboração, gestão, monitoramento e avaliação de Planos Plurianuais e Orçamentos Municipais.

Conforme a superintende de Orçamento Público, Vânia Veloso, o curso foi elaborado objetivando a disseminação das técnicas já utilizadas pelo Governo. Ela explica que o conteúdo programático tem, entre outras coisas, extrema relação com a proposta governamental de Renan Filho.

“Programamos três dias de treinamentos. Neste primeiro momento, a ideia é fazer com que os gestores e técnicos entendam os fundamentos legais e princípios orçamentários do Orçamento Público. Na sequência, a intenção é que eles entendam como se dá a construção do orçamento municipal e, por fim, o funcionamento de um orçamento participativo”, explica Vânia Veloso.

O curso, além de ser resultado do acordo de cooperação técnica entre Seplag e AMA, firmado ainda em janeiro de 2016, compõe uma das etapas de uma ação estratégica da Superintendência de Orçamento Público (SOP).

“O nosso trabalho propõe que os municípios alagoanos possam ser capacitados para realizar as suas escolhas de prioridades e metas em suas ferramentas de gestão e legislação orçamentária. Nossa intenção é que uma nova realidade no Estado aconteça”, pontua Vânia Veloso.

Para o secretário titular da Seplag, Christian Teixeira, difundir conhecimento técnico e promover o intercâmbio de boas práticas são fundamentais para que o Estado seja, de fato, um articulador junto aos municípios. Ele ressalta a importância dessa parceria para Alagoas.

“Conforme o acordado, estamos disponibilizando as ferramentas necessárias que darão suporte ao desenvolvimento desses municípios, a partir da difusão de conhecimentos técnicos, do intercâmbio de boas práticas e do desenvolvimento de técnicas e metodologias. Temos certeza que essa parceria contribuirá para a construção de uma nova Alagoas”, finalizou Teixeira.