Geral

Comunidade quilombola recebe ações de cidadania, saúde e lazer no Sertão de Alagoas

27/05/2016
Comunidade quilombola recebe ações de cidadania, saúde e lazer no Sertão de Alagoas
Dezenas de crianças chegaram cedo para aproveitar cada atividade oferecida na comunidade quilombola em Cacimbinhas, no Dia D do Governo Presente  (Foto: Paulo Rios)

Dezenas de crianças chegaram cedo para aproveitar cada atividade oferecida na comunidade quilombola em Cacimbinhas, no Dia D do Governo Presente (Foto: Paulo Rios)

A comunidade quilombola de Guaxinim, em Cacimbinhas,  sertão alagoano, recebe nesta sexta-feira (27) uma força-tarefa organizada pelo Gabinete Civil, com as secretarias estaduais de Saúde (Sesau), Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), Tribunal de Justiça (TJ) e Prefeitura de Cacimbinhas para oferecer serviços de saúde, cidadania e lazer.

Primeiros beneficiados do Dia D Governo Presente, os moradores da região quilombola de Guaxinim chegaram cedo para fazer primeira e segunda via da identidade e se habilitarem para o casamento coletivo previsto para acontecer às 15h.

Técnicos da Secretaria Municipal de saúde realizam aferição de pressão, testes de glicemia e orientações nutricionais e prevenção de doenças.

Para a enfermeira Sandra Luiza Vieira de Carvalho, da Secretaria de Saúde do município, esse tipo de mobilização é muito importante para essas comunidades carentes.

“Ficamos felizes em ver o Governo do Estado se deslocar da capital para oferecer serviços para essas pessoas que ja têm tantas dificuldades”, ressaltou a enfermeira.

Dezenas de crianças chegaram cedo para aproveitar cada atividade oferecida. A secretária estadual da Juventude, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba, destacou a importância de oferecer um dia diferenciado para tantas crianças.

“Viemos trazer muitas brincadeiras educativas, pintura de rosto, pintura de papel, jogos de damas, xadrez para essa comunidade que é tão carente. O Governo do Estado quer estar mais próximo das pessoas e o serviço que eles precisam”, destacou a Petuba.

Nicolas da Silva Canuto, de sete anos, juntou todos os lápis  coloridos, escolheu alguns desenhos e começou sua arte com os demais colegas.

“É muito bom participar de eventos, assim a gente brinca e aprende o dia todo. Esperei a semana toda por isso, estou muito feliz”, comemorou Nicolas, com sorriso no rosto, mas sem parar de pintar.

As ações iniciaram às 8h e seguem até às 17h na Escola Municipal João Oliveira dos Reis, no Povoado Guaxinim. O Dia D Governo Presente é um programa que acontecerá periodicamente e visa levar serviços para beneficiar, especificamente, comunidades indígenas e quilombolas em todo Estado de Alagoas.