Geral

Capoeira será tema da oficina Laboratório Vivo no Centro de Belas Artes

17/05/2016
Capoeira será tema da oficina Laboratório Vivo no Centro de Belas Artes
Mestre Jacaré foi reconhecido pelo Governo do Estado como Patrimônio Vivo de Alagoas em 2010 (Foto: Aílton Cruz)

Mestre Jacaré foi reconhecido pelo Governo do Estado como Patrimônio Vivo de Alagoas em 2010 (Foto: Aílton Cruz)

Mistura de dança e luta, a capoeira é uma prática difundida por todos os cantos do país e reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A arte também é uma marca da identidade cultural alagoana, que tem como um dos seus grandes nomes Lizanel Cândido da Silva, conhecido como mestre Jacaré.

Líder da Associação de Capoeira Palmares e praticante dos estilos da Capoeira Regional e Angola, mestre Jacaré leva em sua arte o que aprendeu com os mestres Grande e Azambuja. Ele desenvolve atividades culturais associada à capoeira, como o maculelê, samba-de-roda e a puxada-de-rede. Em 2010, foi reconhecido como Patrimônio Vivo de Alagoas.

No período de 25 de maio a 3 de agosto, mestre Jacaré irá ministrar a Oficina de Capoeira do “Laboratório Vivo”, projeto da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) que tem como objetivo repassar os conhecimentos e técnicas da cultura popular do Estado às gerações futuras. As aulas acontecerão todas as quartas-feiras, das 9h às 11h, no Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte), rua Pedro Monteiro, 108, Centro.

Os interessados devem comparecer a sede do Cenarte portando documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4 atual. As inscrições são limitadas e seguem até o preenchimento das vagas.

Mais informações através do telefone (82) 3315-7871.