Geral

Bombeira militar participa de revezamento da tocha olímpica

30/05/2016
Bombeira militar participa de revezamento da tocha olímpica
Bombeira militar Lydianne Carvalho, durante condução da tocha olímpica pelas ruas de Maceió no domingo: emoção   (Foto: Ascom)

Bombeira militar Lydianne Carvalho, durante condução da tocha olímpica pelas ruas de Maceió no domingo: emoção (Foto: Ascom)

Os jogos olímpicos já estão em contagem regressiva e a tocha olímpica está fazendo seu trajeto pelos estados brasileiros e Alagoas não poderia ficar de fora. A tocha chegou ao estado por volta das 11h30 do domingo (29) e iniciou seu trajeto pelas seis cidades alagoanas que serão contempladas com sua passagem.

Para carregar a tocha foram escolhidas 111 pessoas que terão a emoção de conduzir a chama olímpica em um feito único para o Estado.

Lydianne Carvalho tem 33 anos, é soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e foi uma das agraciadas com a emoção de conduzir a tocha. Lidyanne, além de bombeira militar, também é arquiteta e árbitra de basquetebol pelo quadro de árbitros da Federação Alagoana.

Sua história no esporte se iniciou ainda criança, quando aos 11 anos começou a jogar basquetebol. Dos 14 aos 18 anos defendeu a seleção alagoana de basquete e com 16 anos já começou a apitar partidas desta modalidade esportiva.  Hoje a bombeira concilia suas três profissões com a família e com as partidas de basquete amador que ainda pratica.

Sua irmã, Larissa Carvalho, foi a grande responsável pela participação de Lydianne no revezamento da tocha em Alagoas. Larissa mandou uma carta para um dos patrocinadores oficiais dos Jogos Olímpicos, a Nissan, através do site, e no processo seletivo a bombeira foi escolhida.

Lydianne já foi atleta profissional de basquetebol, mas ela não se contenta apenas em praticar uma modalidade esportiva. Ela ama o esporte e joga de tudo um pouco. No Corpo de Bombeiros é uma das grandes incentivadoras da prática esportiva e é aquela que monta o time, inscreve as amigas e coloca todo mundo para jogar.

“O esporte me ensinou quase tudo que sei e os valores que aprendi desde que comecei no basquete eu carrego até hoje”, disse a militar. Para ela, a prática esportiva é um meio de educação para tornar as crianças bons cidadãos, ensinar caminhos do bem e valores morais que farão delas pessoas melhores.

 Além disso, a bombeira é engajada em projetos sociais. Ela é vice-presidente do Instituto Esporte Boa Ação (INEBA) que leva o basquetebol para alguns locais da periferia com doação de bolas, realização de alguns campeonatos, oferecimento de tabelas para desenvolver o esporte em algumas escolas e municípios.

 Para Lydianne, participar do revezamento da tocha é uma alegria e emoção muito grandes: “Participar desse evento é um momento único para todos os participantes e foram os 200 metros mais felizes que percorri na vida. De certa forma estamos um pouco mais perto dos Jogos Olímpicos e foi único, emocionante e mágico”, afirmou, emocionada, a bombeira.

Lydianne conduziu a tocha no bairro do Barro Duro e dividiu a emoção com sua mãe que também foi selecionada para participar do revezamento e com familiares e amigos que gritaram, se emocionaram e registraram esse momento único na vida da bombeira militar.