Geral

Atlético elimina Bayern e vai à segunda final da Champions em 3 anos

04/05/2016
Atlético elimina Bayern e vai à segunda final da Champions em 3 anos
(Foto:  Getty)

(Foto: Getty)

Foi um jogão, com gol dos dois lados, e pênaltis perdidos por ambos os times. Quem levou a melhor, contudo, foi a equipe que tinha a seu favor o direito de marcar gols fora de casa. O Atlético de Madri visitou o Bayern de Munique na Allianz Arena e perdeu por 2 a 1, chegando assim à final da Champions League.

Como havia vencido a ida por 1 a 0, o time de Diego Simeone garantiu a vaga na decisão graças ao critério de gols como visitante. Desta forma, alcançou a segunda decisão do maior torneio do continente nos últimos três anos, já que foi vice-campeão em 2014.

Agora, o Atlético de Madri espera o vencedor de Real Madrid x Manchester City, que duelam nesta quarta-feira.

Giménez e Oblak, os personagens do 1º tempo

Guardiola teve o retorno de Boateng na zaga, tirou de Thiago Alcántara do meio-campo e escalou um quarteto ofensivo de peso: Ribery, Douglas Costa, Muller e Lewandowski. O objetivo era encurralar o Atlético, e foi exatamente isso que aconteceu.

O Bayern pressionou por todo o tempo e o duelo foi disputado em meio-campo. Oblak, com grandes defesas, era o principal nome do time espanhol. O goleiro pegou diversos chutes de fora da área e impediu o gol de Lewandowski, cara a cara, aos 20 minutos.

Aos 30 minutos, contudo, a falta de Xabi Alonso desviou em Giménez e saiu do alcance do goleiro, fazendo assim com que o Bayern abrisse o placar. O mesmo Giménez cometeu pênalti três minutos depois, ao segurar Javi Martínez na área. Dessa vez, contudo, Oblak reapareceu e, de forma imponente, pegou a cobrança de Muller

Griezmann e o gol salvador

Simeone voltou para o segundo tempo com o meia-atacante Carrasco no lugar do volante Augusto Fernández. A ideia, de atuar mais no ataque e ter mais opções ofensivas, se confirmou na primeira metade e gerou um gol logo aos oito minutos. Fernando Torres lançou Griezmann, que, em posição duvidosa, avançou sozinho e tocou na saída de Neuer. Tudo igual na Allianz Arena.

Restava ao Bayern, então, marcar dois gols para chegar à decisão. Coman entrou no lugar de Douglas Costa, que não estava bem. Aos 29 minutos, cruzamento na área, Vidal escora e Lewandowski empurra para as redes, fazendo o estádio acreditar na classificação.

O contra-ataque do Atlético, contudo, seguia vivo. Fernando Torres avançou e foi derrubado por Javi Martínez fora da área. O árbitro anotou pênalti, que o mesmo Torres bateu, mas Neuer “imitou” Oblak e pegou.

Nos últimos minutos, foram cruzamentos do Bayern na área adversária e muito sofrimento do lado visitante, que se segurou na defesa, evitou o gol da classificação e fez a festa na Alemanha.

O Cara do Jogo

Se Griezmann fez o gol salvador, grande parte da classificação também recai sobre os ombros de Oblak. O goleiro pegou tudo: cara a cara, chute desviado, bomba de fora da área e até pênalti, levando o time de Simeone à decisão.