Geral

Técnico da seleção nem pensa em Cielo fora da Olimpíada

12/04/2016
Técnico da seleção nem pensa em Cielo fora da Olimpíada
(Foto: Getty) cesar cielo torneio estados unidos 2016 getty

(Foto: Getty) cesar cielo torneio estados unidos 2016 getty

A quatro meses dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Cesar Cielo ainda não está classificado e terá no Troféu Maria Lenk, a partir desta sexta-feira, a última chance de garantir sua vaga. Situação dramática para quem é campeão olímpico e tricampeão mundial. Coordenador técnico da seleção brasileira masculina de natação, Alberto Silva, o Albertinho, disse que nem pensa em não contar com o atleta. Pelo contrário, espera vê-lo cair na piscina em quatro provas na Olimpíada, em agosto.

O discurso do dirigente, em entrevista coletiva no Esporte Clube Pinheiros, nesta terça-feira, contradiz o que demostrou um companheiro de trabalho seu. Em entrevista ao jornalO Globo, Ricardo de Moura, também coordenador técnico da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) disse que “Cielo não chega confortável para o Maria Lenk”. Que ele deve ser reverenciado, mas “que ele mesmo cansou. Tem um filho agora. E os valores, os conceitos, mudaram”.

A matéria publicada nesta terça-feira afirma que o nome de Cielo não consta no planejamento da CBDA para as finais das provas de 50 e 100 metros livre nos Jogos Olímpicos, baseado em uma planilha com horários de eliminatórias, semifinais e finais, com prováveis nomes daqueles que já têm índice olímpico ou estão perto de obtê-lo.

“Desconheço isso. Tive com o Ricardo na sexta-feira, discutimos o cronograma de horários e, em nenhum momento, pensamos em não ter o Cesar Cielo na seleção. Se acontecer será uma surpresa. Frustrante e muito triste para o Brasil, para a nossa natação. Mas aí será bola para frente. Ele é imprescindível, mas a equipe não é só ele”, rebateu Albertinho.

O dirigente conhece Cesar Cielo desde que o atleta tem 15 anos o treinou por muito tempo e tem acompanhado a rotina do nadador, que desde janeiro está novamente no Arizona, nos Estados Unidos, sob os cuidados de Scott Goodrich para se preparar melhor para a Olimpíada.

“Ele está em grande forma, vem fazendo bons treinos. Ele não é um líder, não é a característica dele mexer com o brio da equipe. Mas é determinado e respeitado pelos adversários e, por isso, é fundamental para nós. Esperamos que ele nade os 50m livre, os 100m livre, o 4 x 10m livre e o revezamento medley”, completou.

Atualmente, o melhor tempo de Cielo nos 50m livre, sua principal prova, foi obtido na última semana: 22s28 e a medalha de ouro num meeting internacional em Austin, nos Estados Unidos. No entanto, a marca está um centésimo acima do índice olímpico estabelecido pela Federação Internacional de Natação (Fina), que é de 22s27.

O melhor tempo dos 50m livre do ano é do campeão olímpico em Londres-2012, o francês Florent Manaudou, com 21s42. O Maria Lenk servirá como evento-teste dos Jogos Olímpicos e será disputado no Parque Aquático Olímpico, de sexta a quarta-feira. A final do 100m livre será na segunda, e a decisão dos 50m no último dia.