Geral

Sesc abre inscrições Artes Visuais

25/04/2016
Sesc abre inscrições Artes Visuais
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

As Artes Visuais representam uma criação com vários significados e envolvem inúmeras circunstâncias e interpretações para o público, um produto de uma inteligência humana de enorme complexidade. Nessa perspectiva o Sesc envolvido com o desenvolvimento social e cultural, promove o projeto Diálogo em Artes Visuais, que acontecerá na Biblioteca da Unidade Sesc Poço, nos dias 5 e 6 de maio, às 19h às 21h e, no dia 7 também do mês de maio, das 9h às 11h com o pesquisador José Otávio Pompeu e Silva.

 
O debate tem como objetivo mostrar as experiências e pesquisas do autor Otávio Pompeu com artes visuais e a neurociência, tendo como grande referência o livro Nise da Silveira que faz parte da coleção Memória do Saber, nesta obra apresenta um mosaico da teoria, técnica e biografia da médica alagoana que foi uma das mulheres mais marcantes do século XX no Brasil e a pioneira do uso da arte para compreender a psique humana. Fruto do trabalho de pesquisa do autor e pesquisador UFRJ desenvolvido entre os anos de 2003 e 2011, o livro foi organizado com apoio do CNPQ e da Biblioteca Nacional.
 
No encontro o livro Nise da Silveira estará à venda e será autografado pelo autor. Serão disponibilizadas 15 vagas para o público geral e as inscrições podem ser realizadas pelo link http://goo.gl/forms/OlaL7izB99
 
Sobre o pesquisador
 
José Otávio Pompeu e Silva possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
(NCE/UFRJ) e do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia/HCTE/UFRJ (desde 2014), pesquisa em interfaces de neurociência, artes e computação, além de pesquisas com tecnologia assistiva e acessibilidade. É um dos fundadores do Laboratório de MultiAplicações Experimentais (LAMAE). Tem experiência na área de cultura digital, tecnologia assistiva, acessibilidade, reabilitação, arte.