Geral

Seris promove qualidade de vida dos servidores com ações na praia

01/04/2016
Seris promove qualidade de vida dos servidores com ações na praia
Atividade realizada entre as praias da Pajuçara e Ponta Verde reuniu dezenas de servidores (Fotos: Jorge Santos)

Atividade realizada entre as praias da Pajuçara e Ponta Verde reuniu dezenas de servidores (Fotos: Jorge Santos)

“É importante que o servidor público seja tratado com atenção para otimizar os serviços ofertados. Neste sentido, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) tem promovido inúmeras ações para promover a saúde e o bem estar daqueles que trabalham no Sistema Prisional”, afirma o servidor penitenciário Allan Dias que participou nesta sexta-feira (1°) da 8ª Caminhada dos Servidores Penitenciários, com o tema Integrando equipes e unificando ideias.

A atividade realizada entre as praias da Pajuçara e Ponta Verde reuniu dezenas de servidores. Os participantes interagiram nas aulas de alongamento, aquecimento e relaxamento. Com a animação de um DJ e sob orientação de educadores físicos, os participantes percorrerem cerca de 5 km, foram hidratados com frutas, sucos e água e fizeram o check-up da saúde com enfermeiras. Ao final das atividades, ainda foram sorteados brindes confeccionados pelos reeducandos.

 

Segundo a educadora física da Seris, Manoela Moreira, a Caminhada é uma forma de estimular hábitos saudáveis entre os profissionais. “Já tivemos a participação de mais de duzentos servidores no decorrer nas oito edições deste evento. Estas atividades auxiliam no alívio das tensões, minimiza o estresse, estimula a atividade cerebral e melhora a circulação sanguínea. Consequentemente, o desempenho no dia a dia será mais satisfatório”, lembrou Manoela Moreira.

A enfermeira da Ressocialização, Renata Lima, afirma que a prática de atividades físicas, conciliadas com uma alimentação saudável e acompanhamento médico ajudam a prevenir doenças, além de melhorar o condicionamento físico. “Através de ações integradas, as gerências de Saúde e Laborterapia promovem a qualidade de vida dos servidores penitenciários. Aqui na Caminhada verificamos a pressão e a glicemia para prevenir a hipertensão”, destacou a enfermeira.

Além das caminhadas realizadas mensalmente na orla, a Seris oferta avaliação física, atividades localizadas e de descompressão, dança de salão, ginástica funcional e natação. Já os serviços de saúde são disponibilizados aos servidores nas enfermarias das unidades. Todas as iniciativas são coordenadas por educadores físicos e profissionais da saúde. Mais informações sobre os horários e locais dessas atividades podem ser obtidas pelo telefone: (82) 3315-1757.