Geral

Segunda etapa do Censo Escolar 2015 se encerra amanhã

08/04/2016
Segunda etapa do Censo Escolar 2015 se encerra amanhã
Procedimento é obrigatório para todas as instituições de ensino do país (Foto: Valdir Rocha)

Procedimento é obrigatório para todas as instituições de ensino do país (Foto: Valdir Rocha)

Escolas pública, privadas e filantrópicas têm até este sábado (9) para preencher dados relativos à segunda etapa do Censo Escolar 2015 (Educacenso). O endereço para inserção de dados é http://educacenso.inep.gov.br e, nesta etapa, devem ser repassados informes sobre rendimento (aprovação e reprovação) e movimentação (transferência, abandono e falecimento) de estudantes matriculados no ano passado.

O Decreto 6.425/2008 da Presidência da República determina que todas as instituições de ensino do país respondam ao Educacenso.  Os dados são essenciais para a elaboração de índices educacionais, a exemplo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e de políticas públicas, a exemplo da compra da merenda e envio de livro didático.

 

Os prejuízos advindos da não participação do Educacenso incluem a exclusão do cadastro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) das escolas que não declararam o levantamento por dois anos e problemas na concessão do Bolsa Família para os estudantes beneficiários e na declaração de imposto de renda de pais de alunos.

“É importante que as pessoas não deixem este procedimento para a última hora, para evitar o congestionamento do sistema”, alerta a coordenadora estadual do Censo, Cheila Vasconcelos.

Orientações – Na segunda-feira (11), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a 1ª Gerência Regional de Educação (Gere) estarão reunidas com as escolas particulares da capital a partir das 14h, no Colégio de São José, Centro, para o esclarecimento de dúvidas acerca do Educacenso.